Programação cultural marca mês da Consciência Negra em São Bernardo

1114 0

A Prefeitura de São Bernardo promove até o dia 30 de novembro uma série de atividades culturais em homenagem ao mês da Consciência Negra – uma extensão das comemorações ao dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro. Escolhida em alusão ao aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, a data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade.

Em São Bernardo, as comemorações abrangerão diversos equipamentos culturais da cidade para promoção de exposições, shows, apresentações, saraus, oficinas, feiras, narração de histórias, debates, exibição de filmes com temática dos direitos dos negros, mesas de discussões, entre outras atividades. A programação completa do mês de novembro, com horários e locais das atividades, pode ser conferida no site da Prefeitura, por meio do link: http://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/consciencia-negra-2017.

Um dos destaques do calendário serão as visitas monitoradas aos terreiros tombados como patrimônios imateriais do município, nos dias 11 e 12 (sábado e domingo), das 9h às 13h. As saídas acontecem às 9h, no Parque Chácara Silvestre, situado na Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis. No dia 11, o passeio terá como destino o Ilé Alaketu Asé Airá da Mãe Luisinha, no bairro Batistini.

Já no dia 12, a visita monitorada será no Ilê Olá Omi Asé Orô Araká da Mãe Carmen. Mais conhecido como Ilê Olá, a casa é um dos mais antigos e tradicionais terreiros de candomblé de São Paulo. Fundada em 1975 por Carmen d’oxum, a casa vem contribuindo de modo significativo para a cultura africana no Brasil.

Exposições – Outra atração especial para o mês da Consciência Negra será a exposição “Turbantes”, que mostra obras executadas pela artista plástica Karin Albiero. A exposição retrata a beleza da cultura afro, com obras resultantes das viagens realizadas pela artista a países como Caribe, Colômbia, México e República Dominicana. A mostra vai até o dia 30 deste mês, na Biblioteca Monteiro Lobato. A entrada é gratuita. O fotógrafo Ricardo Telles tambérm expõe sua obra “Terra de Preto” e “Encantados” até o dia 30 de novembro no Parque Chácara Silvestre.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Programação cultural marca mês da Consciência Negra em São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *