Programa Praça-Parque chega ao Santa Terezinha em São Bernardo

326 0

Amplamente aprovado pela população e presente em 19 praças da cidade, iniciativa da gestão Orlando Morando recuperará local degradado por obras paralisadas pela administração anterior

Texto: Kati Dias – Crédito-fotos: Omar Matsumoto (PMSBC)

Da Redação – O programa Praça-Parque, iniciativa da Prefeitura de São Bernardo sob a gestão do prefeito Orlando Morando, acaba de chegar à Praça Francisco Correia Lourenço, no bairro Santa Terezinha. Trata-se de um dos locais mais penalizados pelas obras paralisadas pela gestão anterior.

As estruturas metálicas do Viaduto da Praça dos Bombeiros foram depositadas no entorno da Avenida Luiz Pequini, em sua maioria, ao lado desta praça, atraindo moradores de rua e usuários de drogas, bem como muito lixo e entulho. Para transformar esta realidade, o chefe do Executivo autorizou, na manhã deste domingo (09/06), as obras para recuperar este espaço. O ato contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, demais secretários, vereadores da base aliada, lideranças e moradores.

“O bairro Santa Terezinha está incluso em um grande processo de transformação viária e, em função da falta de planejamento da gestão anterior foram duramente punidos com a obra do Viaduto da Praça dos Bombeiros que ficou por tanto tempo abandonada. E a situação desta praça é o grande símbolo deste descaso. Depois de cortar despesas e acertar contratos, conseguimos colocar a casa em ordem e tocar todos os projetos parados, inclusive o do Viaduto, que será inaugurado em agosto deste ano. Agora temos a alegria de atender a reivindicação dos moradores e trazer o programa Praça-Parque para esta praça. Não apenas para deixá-la mais bonita, mas também para deixá-la mais segura”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Em uma área de 2.100 m², a praça deverá receberá as seguintes melhorias: reforma da quadra, alambrado e fechamento superior com rede em nylon, recuperação da arquibancada, implantação de playground, de área de convívio com bancos e mesas, pista de caminhada, espaço pet com equipamentos, academia ao ar livre, paisagismo e plantio de gramas e árvores, piso acessível, pintura geral, colocação de gradil e dois portões, papeleiras, instalação de campainha e nova iluminação. A previsão para conclusão da obra é de até 150 dias. A intervenção será feita em parceria com a construtora e incorporadora Cyrella.

Amplamente aprovado pela população, o programa Praça-Parque é a projeção de um conceito de área de lazer. “A praça é um importante equipamento de lazer para a população, mas se não mudar o modelo este espaço pode trazer inúmeros problemas, tornando-se um local para usuários de droga e descarte de lixo. O modelo trazido pelo Programa Praça-Parque é inovador, pois o espaço é totalmente reformado, sendo fechada à noite. A chave fica com os moradores. Essa iniciativa traz muito mais segurança. Dezenove praças-parque foram inauguradas na cidade e não houve qualquer tipo de problema, pois a comunidade aderiu à iniciativa usando e conservando o local”, destacou Morando.

A auxiliar administrativa Andrea Maller, 47 anos, moradora há mais de 20 anos no bairro, enfatizou a satisfação de todos os residentes o local. “Este é um momento que esperamos por muito tempo. Primeiro, pela continuidade da obra do Viaduto e a retirada das estruturas metálicas e agora pela recuperação desta praça. Por muito tempo a marginalidade ocupou este espaço e, agora tenho a certeza de que com esta reforma crianças, jovens e adultos poderão se apoderar deste local de lazer”, disse.

PRAÇA-PARQUES – A expectativa é que outras 11 Praças-Parques sejam entregues aos moradores de São Bernardo até o final deste ano. Até o final de 2020 serão 40 espaços de lazer entregues. A Prefeitura já inaugurou outras 19 Praças-Parques espalhadas por diversos bairros da cidade.

São elas: Lauro Gomes (Centro), Antonio Rodrigues Filho (Assunção), Bandeirantes (Orquideas), Samuel Wainer (Baeta Neves), Prefeito Aldino Pinotti (Assunção), Mª Escolástica da Conceição Nazaré (Jardim Claudia), Armando Ruivo – Trabalhador (Jardim Silvina), Profª Maria do Socorro Silva (Jerusalém), Manoel Augusto Moreira Martins (Jardim Thelma), Zumbi dos Palmares (Jardim Calux), Giuseppe Stangorlini (Assunção), Jacquey (Rudge Ramos), Vinicius de Lima Vilela (Vila Ferreira), Indu Rovai (Rudge Ramos), Ginásio de Esportes José Vicente (Jardim do Lago), Wagner José Damásio (Parque Selecta), Parque do Campo do Orquídeas (Jardim Orquídeas), Mario José Batista – Manga (Taboão) e do Núcleo Santa Cruz (Pós-Balsa).


Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Programa Praça-Parque chega ao Santa Terezinha em São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *