Programa Especialista Perto de Você aproxima Saúde do cidadão em São Caetano

977 0

Da Redação – A pequena moradora do Bairro Nova Gerty, Bianca de Medeiros, de 10 anos, foi a primeira paciente do inédito Programa Especialista Perto de Você, lançado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul na quarta-feira (14/10), no Centro Policlínico Gentil Rstom (Avenida Tietê, 301, Bairro Nova Gerty).

A iniciativa integra o eixo estratégico por uma cidade mais Saudável e Ativa e o pacote de 12 ações do Programa Saúde Pra Você – Cuidar Para o Futuro, anunciado pelo prefeito Paulo Pinheiro nesta semana, que prevê modernizar, inovar e ampliar o Sistema de Saúde Pública Municipal.

Ela e sua mãe, Fabiana de Medeiros, atendidas pela otorrinolaringologista Dra. Flaviana Magalhães, eram só alegria e elogios. “Vi a notícia pela internet e logo agendei. É uma maravilha. Não estava conseguindo uma consulta como essa para a minha filha nem pelo plano de saúde particular. É uma maneira muito boa para desafogar as filas de espera na Saúde”, parabenizou Fabiana.

O Especialista Perto de Você integra o Programa Terceiro Turno nessa unidade. Das 19h às 23h, são oferecidas consultas médicas nas cinco especialidades de maior demanda: Dermatologia (segunda-feira), Cardiologia (terça-feira), Otorrinolaringologia (quarta-feira), Ginecologia e Obstetrícia (quinta-feira) e Neurologia e Neurocirurgia (sexta-feira). A capacidade de atendimento diária é de 20 pacientes pré-agendados pela Central de Agendamento e Regulação e de outros 20 em demanda espontânea.

Também favorece, sobretudo, os munícipes que trabalham ou estudam. É o caso de Ana Angélica Marques, do Bairro Olímpico, que exerce a sua profissão e não tem tempo durante o dia para levar o filho Pietro Antony Marques, de 7 anos, ao especialista. “Li no jornal. Frequentamos o pediatra no Centro Policlínico no Terceiro Turno e agora o otorrino. É tudo ótimo. Amanhã (hoje), vou aproveitar para passar em consulta com o ginecologista”, concluiu.

Segundo Paulo Pinheiro, que realizou visita técnica no primeiro dia de atividade, o objetivo é sempre aproximar a Saúde do cidadão com serviços cada vez mais ágeis e eficientes. “Esta é uma ideia que pretendemos expandir. Facilita a vida de muita gente. Além do benefício direto, as unidades que recebem os programas passaram por completa revitalização e ganharam nova comunicação visual. São melhorias nas estruturas físicas e profissionais gabaritados para o atendimento de forma digna, humana e acolhedora.”

“A competente e excelente equipe da Saúde, comandada pelo secretário municipal Jesus Adalberto Gutierrez, fez um estudo profundo do perfil dos moradores por regiões. A verticalização desenfreada e sem planejamento promovida pela gestão anterior provocou um aumento gradativo de habitantes e pelos serviços públicos. Esse é um projeto que vai de encontro aos anseios da população. Estamos preparados para absorver todas as demandas com qualidade. É um programa fantástico. Não conheço algo semelhante no Brasil”, completou o coordenador-médico da pasta, Roberto Rodrigues Junior.

Cid Card – Para utilizar os serviços do Terceiro Turno e do Especialista Perto de Você, os munícipes devem apresentar obrigatoriamente o Cid Card, registro criado exclusivamente aos moradores de São Caetano, que privilegia o acesso ao atendimento público de Saúde. Mais informações sobre o cadastramento ou o recadastramento nos telefones 4223-5460 / 5555 / 5506 / 5515 ou 5464.

Transporte – O Centro Policlínico está em localização estratégica. Possui em frente da unidade pontos da Linha 06 – Bairro Nova Gerty dos ônibus municipais da Viação Padre Eustáquio (VIPE). Já o esquema de transporte gratuito da Saúde opera normalmente, inclusive para pessoas com deficiência. Mais informações no telefone 0800-7719199, em horário comercial.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Programa Especialista Perto de Você aproxima Saúde do cidadão em São Caetano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *