Programa Cidade na Escola de Diadema participa de exposição fotográfica em SP

616 0

Da Redação – O trabalho desenvolvido em 15 escolas municipais de Diadema pelo Programa Cidade na Escola, por meio do grupo Matéria Rima, participará da exposição coletiva de fotos “Uma São Paulo para as crianças”, realizada de 16 a 28 de maio, no Conjunto Nacional SP.

O evento tem o objetivo de reunir exemplos de ações para uma cidade mais estimulante, acolhedora, educadora e segura para que crianças e adolescentes cresçam de forma mais saudável e realizem melhor seus potenciais. O grupo Matéria Rima apresentará imagens do trabalho realizado nas escolas municipais de Diadema. A mostra permanecerá no espaço de 15 a 29 de maio, dois dias a mais que o evento.

Durante as duas semanas de exposição, haverá sessões de cinema, eventos gastronômicos e degustação de alimentos naturais, apresentações artísticas e práticas esportivas, mostras de fotografias, além de diversas outras atividades. Confira abaixo a programação completa.

Mostra de fotografia – Assim como o evento, a exposição fotográfica será realizada com instituições que trabalham o tema da infância e adolescência. O grupo Matéria Rima proporciona, por meio de workshows e oficinas de música, artes e dança, que utilizam o conteúdo pedagógico de sala de aula para transformá-lo em músicas de hip hop. As ações estão dentro do Programa Cidade na Escola, que estimula o protagonismo infantil e o aprofundamento de conteúdos escolares por meio de oficinas no horário de contraturno escolar.

As oficinas são realizadas para cerca de 1.000 alunos das escolas participantes do Projeto. Já os workshows são assistidos por 13 mil educandos da rede municipal. Neste ano, o tema do workshow é “Brincar, Amar, Ser e Educar – BASE” e possibilita que, através da história da escrita, que as crianças viajem no tempo, redescobrindo valores fundamentais e desenvolvendo a oralidade e a escrita.

“Este trabalho tem alcançado resultados efetivos. É notório o avanço no desenvolvimento cognitivo das crianças e a superação das dificuldades de aprendizagem. Um outro ganho é a forma como a escola amplia sua a dimensão educativa, ressignificando o processo ensino-aprendizagem, encurtando assim as diferenças de oportunidades e favorecendo o sucesso escolar”, afirma a secretária de Educação, Tatiane Ramos.

Para a coordenadora pedagógica do Matéria Rima, Joseane Silva, “o Cidade na Escola possibilitou que as comunidades de aprendizagem adentrassem o espaço escolar, fortalecendo ações educativas e contribuindo para que os alunos tenham mais vontade de aprender e de fazer parte. O Matéria Rima ensina e aprende a todo momento e isso nos aprimora constantemente, qualificando as ações e contribuindo para a reinvenção das práticas pedagógicas em benefício dos estudantes”.

Reconhecimento – Em 2015, o grupo lançou a Revista e o DVD “No Ritmo da Aula”, com 15 videoclipes produzidos pelos estudantes, desde o cenário e letras das músicas até o conteúdo a ser abordado, com a supervisão pedagógica do Matéria Rima. No mesmo ano, o trabalho desenvolvido conquistou as etapas estaduais e nacionais do Prêmio Itaú Unicef, que presenteou o grupo e a EMEB Sagrado Coração de Jesus com R$ 250 mil.

Serviço – Exposição Uma São Paulo para as Crianças, de 16 a 28 de maio de 2016, no Conjunto Nacional SP. Avenida Paulista, 2.073 – Consolação, São Paulo. Horário de funcionamento do CN (piso térreo): de segunda a sábado, das 7h às 22h. Domingo e feriado, das 10h às 22h.

Programação “Uma São Paulo para crianças” De 15 a 29 de maio
Exposição coletiva de fotos “Uma São Paulo para crianças”, sobre trabalhos desenvolvidos por Associação Novolhar, Conjunto Nacional/Associação Viva Paulista, Cultura Indigo, Gastromotiva, Instituto Alana, Instituto Árvores Vivas, Instituto Zero a Seis, Matéria Rima – Trabalho Realizado em parceria com a Prefeitura de Diadema em 15 escolas de Ensino Fundamental – e Visão Mundial.

Dia 18 de Maio, às 13h30 Apresentação do Coral Cruz de Malta

Dia 22 de Maio, das 10h às 16h Intervenções artísticas, esportivas e gastronômicas:
Matéria Rima: Hip Hop (dança, música, graffiti e discotecagem);
Visão Mundial: práticas esportivas inclusivas;
Gastromotiva: ações de sensibilização sobre consciência alimentar;
Associação Novolhar: oficina de comunicação social para crianças e adolescentes.

Intervenção com Crianças Dia 20 de maio
Oficina com crianças para elaboração lúdica sobre “Uma São Paulo para as crianças” (Facilitação: Novo Olhar)

Dia 20 de maio, às 9h Exibição do filme do Novo Olhar

Dias 19 e 27 de maio, às 10h Exibição do filme Girl Rising da Visão Mundial

Dias 20, 23 e 25 de maio Exibição de filmes sobre a realidade das crianças e adolescente.  Os filmes serão abertos com o clipe feito com crianças do Programa Cidades Sustentáveis.

Exibição de videoclipes ‘No Ritmo da Aula’, protagonizados pelas crianças do projeto Matéria Rima, do Programa Cidade na Escola, do município de Diadema.

Dias 23 e 25 de maio, às 10h Exibição do filme Muito além do peso: Instituto Alana
Meditação infantil “As novas crianças do Milênio” (10 minutos) pelo Movimento Cultura Indigo.

Intervenção com público: atividade permanente Instalação “Árvores Vivas” para promover e estimular o contato das crianças e adolescentes com a natureza – Instituto Árvores Vivas.
Mini consulta gratuita: diariamente das 16h âs 20h (Público: crianças e adolescentes) – Movimento Cultura Indigo. Avaliação imediata de alergias causadas por alimentos (glúten, lactose), utilizando tecnologia recente da Física Quântica (bio-ressonância eletro-magnética, sistema não invasivo) e atividades de Reiki.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Programa Cidade na Escola de Diadema participa de exposição fotográfica em SP"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *