Programa Atualizando a Maturidade certifica participantes em SCS

118 0

Texto: Mayra Monteiro (PMSCS)

Da Redação – O Programa Atualizando a Maturidade encerrou a primeira turma com a certificação de 105 participantes, nesta sexta-feira (25/10), no CISE João Nicolau Braido. A iniciativa da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade) de São Caetano do Sul teve por objetivo qualificar, reciclar e capacitar a população da melhor idade com vistas à reinserção no mercado de trabalho.

Ao longo dos últimos 12 meses foram realizadas palestras em parceria com o SESI e o Sebrae com temas variados, como: Postura Pessoal e Profissional, Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho, Legislação Previdenciária, Administre seu Dinheiro de Forma Consciente, Consumo Consciente e Coleta Seletiva, Ative a sua Memória, Planejamento de Vida e de Carreira, Trabalho em Equipe, Equipe Motivada, Começar Bem Formalização, Fluxo de Caixa e Ganhe Mercado. Outros assuntos ligados à elaboração de currículo e informática também foram abordados.

“Sabemos que, após uma certa idade, muitas pessoas encontram dificuldade para arrumar emprego. Neste último ano, os participantes receberam uma importante carga de informações e já sentimos os reflexos deste programa”, contou a coordenadora de Políticas Gerontológicas da Comtid, Lucila Lorenzini. “Em média, 10% dos integrantes conseguiram uma nova oportunidade profissional. Outros 30% se mobilizaram e montaram o Art Sênior, um grupo empreendedor que cria objetos de artesanato e decoração com materiais recicláveis. A todos, nosso desejo é que criem asas e voem cada vez mais alto”, incentivou.

A assessora especial de Ação Social, Marisa Catalão, destacou que a cidade de São Caetano é reconhecida pela qualidade de vida na terceira idade em virtude das políticas implantadas pela Administração Municipal. “Aqui já começamos a desenvolver ações para os moradores com idade a partir dos 50 anos, quando o recomendável é 60. Isso demonstra que estamos à frente, realizando um trabalho edificante pela população”, enalteceu.

Eduardo Pazin, 62 anos e morador do Bairro Santa Paula, participou do Atualizando a Maturidade e revelou que o projeto ampliou os conhecimentos. “Foi um grande aprendizado. Trabalhei no setor financeiro por mais de 36 anos e me aposentei. Pude conhecer outras pessoas, trocar experiências e agora me sinto incentivado a buscar novas oportunidades profissionais”, disse.

ATUALIZANDO A MATURIDADE

O Programa Atualizando a Maturidade teve início em outubro de 2018. Foi desenvolvido para munícipes da terceira idade com interesse em inserção ou reinserção no mercado de trabalho, dificuldade encontrada devido a constante mutação e competitividade, que levou as empresas a serem mais exigentes nos dias de hoje. Também contemplou os idosos que precisam contribuir financeiramente ou completar a renda familiar, mesmo após a aposentadoria.

No decorrer do programa foram abordados conceitos de ética e promovidas a autoanálise e autoavaliação. Disseminaram hábitos positivos alinhados com valores e missões organizacionais, proporcionando a compreensão da importância do bom relacionamento interpessoal, resgatando a criatividade, potencializando a sinergia do trabalho em equipe para geração de bons resultados.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Programa Atualizando a Maturidade certifica participantes em SCS"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *