Programa Ação Saúde faz 639 atendimentos oftalmológicos

1832 0

Da Redação – No final de semana (21 e 22/7), o Hospital de Olhos Dr. Jaime Tavares, no Bairro Oswaldo Cruz, ficou aberto especialmente para atender pacientes com consulta pré-agendada, por meio do Programa Ação Saúde, da Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul. O programa mobilizou 20 oftalmologistas e mais 15 profissionais entre enfermeiras, assistentes e equipe administrativa.

De 800 agendamentos, compareceram 639 pessoas, o que representa aproximadamente 20% de faltas. No primeiro fim de semana do Ação Saúde Oftalmologia (09 e 10/06) foram realizadas 623 consultas de 823 agendamentos, representando 24% de absenteísmo.

Além dos atendimentos no sábado e no domingo, o programa disponibiliza uma agenda extra de consultas em oftalmologia, com expediente até as 21h, durante a semana. As consultas em horário estendido seguem até o final de julho. Com o Intensivão da Visão, o assim chamado mutirão da especialidade, exames de refração, que identificam a acuidade visual e o grau de óculos do paciente, tiveram a demanda reprimida zerada.

ATENDIMENTOS

“Os pacientes são encaminhados pelo Clínico Geral, na própria UBS, à nossa central, que efetua os agendamentos. Durante as marcações, eles são orientados a vir acompanhados, pois são feitos procedimentos como a dilatação da vista. Se for o caso, o paciente já sai com a receita dos óculos. Se houver necessidade, efetuamos o encaminhamento para um especialista”, explica Thais Tasco Colli, coordenadora do Intensivão.

Delita Rosa Pereira, de 53 anos, moradora do Bairro Barcelona, foi encaminhada para consulta, realizada neste sábado (21), no Hospital de Olhos, por uma agente da Estratégia Saúde da Família. ” A agente de saúde foi até minha casa e marcou a consulta para hoje. Não consegui vir antes porque não tinha acompanhante. De sábado, é mais fácil ter alguém para vir comigo”, diz.

Desde agosto do ano passado, contabilizando somente os finais de semana, o programa Ação Saúde já efetuou mais de 3.000 atendimentos, com a realização de 1.262 consultas de oftalmologia, 898 de otorrinolaringologia (zerando a fila pela especialidade no município), 799 de cardiologia e 128 exames de endoscopia digestiva alta.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Programa Ação Saúde faz 639 atendimentos oftalmológicos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *