Professores de Ribeirão participam de Encontro de Atualização

453 0

Da Redação – A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, promove neste mês o “Encontro de Atualização dos Docentes da Rede Municipal”.

A formação  tem por objetivo dar sequência à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no município. As palestras com tema a “BNCC – Na prática como materializá-la em sala de aula” contemplará cerca de mil professores e gestores da rede e foram  divididas em quatros etapas realizadas durante o ‘Horário de Aula Atividade (HAP)’, ou seja, fora de período da sala de aula.

A capacitação teve início nessa semana, no Teatro Euclides Menato, com a presença de cerca de 300 professores. A ação contou com as palestras da professora Mirtes Souza,  Mestre em Educação, e do professor Douglas Dantas, Mestre de Ensino em Ciências e Matemática. Nos dias 20 e 21, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, acontecerá mais dois encontros, abrangendo os demais professores das 33 escolas municipais, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.

Para Douglas Dantas, o Brasil precisa da BNCC. “Ela é o mínimo que um currículo escolar precisa ter e a partir do qual se constrói o todo. A Base representa 60% do currículo. Isso significa que ainda temos 40% de conteúdo para acrescentar, como, por exemplo, saberes relacionado à região”, comentou.

“O Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação planejou para este semestre um cronograma de formação continuada com diferentes temas. Esses momentos de capacitação têm sido muito ricos e produtivos para a qualificação e planejamento das aulas, refletindo diretamente na qualidade de ensino”, explicou a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Ela estabelece conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Professores de Ribeirão participam de Encontro de Atualização"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *