Professora de SBC apresenta projeto municipal nos Estados Unidos

1661 0

Texto: Humberto Domiciano – Crédito-Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Da Redação – Profissional da Secretaria de Educação de São Bernardo, Veronica Gomes dos Santos, vai participar entre os dias 26 e 28 de julho de conferência nos Estados Unidos onde apresentará projeto desenvolvido na rede municipal de ensino.

Durante dois anos, Veronica reuniu grupo de alunos do 3º,4º e 5º ano do Ensino Fundamental da EMEB Neusa Macellaro Callado Moraes, no Jardim Via Anchieta, e por meio do scratch – modalidade de ensino de programação por meio de blocos – desenvolveu um modelo básico para análise de água.

Os alunos coletaram água da represa Billings e montaram pequenas estações de análise por meio da tecnologia de programação. Entre os critérios atribuídos estão a temperatura, a acidez, a cor da água e a presença de microorganismos.

Para o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a participação da professora do município na conferência é um exemplo dos bons projetos desenvolvidos na área e da boa qualificação dos profissionais de ensino. “Temos o compromisso de oferecer Educação de alto nível. O corpo docente do município tem qualidade e São Bernardo, mais uma vez, é pioneira ao disponibilizar aos alunos uma visão tecnológica no processo educacional”, afirmou.

RESULTADOS – Veronica, que é pedagoga, reconheceu que a aplicação do Scratch, mesmo em uma atividade extracurricular, colaborou para a melhoria do nível de aprendizagem dos alunos. “O objetivo do trabalho era descobrir quais habilidades dos alunos poderiam ser aprimoradas ao longo do projeto. O resultado foi positivo e vimos avanços, principalmente na relação interpessoal e até no desenvolvimento de conteúdos do currículo”, comentou a pedagoga.

A conferência é organizada anualmente pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), que foi o criador dessa modalidade de ensino, que é uma linguagem criada especialmente para as crianças.

A agenda em território norte-americano prevê também o compartilhamento de experiências desenvolvidas em outros países como México, Tanzânia, Japão, Áustria, Espanha e no próprio Estados Unidos. Outro tema que será debatido é a aplicação dos conceitos de programação em scratch em matérias como Matemática e Literatura.

COMO FUNCIONA – Scratch é uma linguagem de programação em blocos desenvolvida pelo MIT criado especialmente para crianças. Considerado mais acessível que linguagens de programação textuais, o Scratch se utiliza de uma interface gráfica que permite a construção de programas com blocos encaixados, lembrando o brinquedo Lego. Com essa ferramenta, os alunos criam animações, histórias interativas e jogos no navegador.

Em outubro do ano passado, Andrew Sliwinski, pesquisador do MIT Media Lab e Diretor de Design e Engenharia do Scratch esteve na  EMEB José Luiz Jucá, no bairro Montanhão, para saber como o programa é usado na rede de São Bernardo.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Professora de SBC apresenta projeto municipal nos Estados Unidos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *