Professora de Diadema vence nova etapa do Prêmio Professores do Brasil

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Da Redação – No final de 2018, a Educação de Diadema alcançou mais uma importante conquista. A professora Lucimar Izabel Faria, da EMEB Albino Freitas, foi a vencedora da etapa regional na categoria Creche, representando a região sudeste, com a prática “Estética Musical na Primeira Infância”, do Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação.

A premiação, que está em sua 11ª edição, tem o objetivo de reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

“Entre as práticas da região sudeste, Diadema foi a cidade que se destacou na categoria Creche. Isso mostra que temos professores que acreditam na educação de qualidade e dão o melhor para a formação dos alunos”, disse o secretário de Educação, Cacá Vianna.

A professora Lucimar Izabel Faria conta como foi desenvolvida a prática: “Foram sistematizadas vivências musicais com estratégias variadas aplicadas de maneira lúdica, com um repertório cuidadosamente selecionado, amplo e variado. O objetivo é sensibilizar os alunos musicalmente e aguçar a percepção estética musical. A exposição a este ambiente fez com que, gradativamente, os alunos se tornassem ouvintes mais sofisticados, mais perceptivos, mais sensíveis à música e desenvolvendo a capacidade de realizar suas próprias escolhas”.

Há 22 anos na rede, a professora afirma que ouvir, cantar e brincar com música é uma prática contínua dentro da sua sala de aula. “Para o desenvolvimento deste trabalho, organizei um cronograma de aulas com duração de dois meses. Foi preciso debruçar-me num planejamento que ofertasse um repertório amplo, com manifestações culturais locais e universais, oportunizando uma vivência musical qualitativa. As crianças, durante o trabalho desenvolvido, ampliaram o gosto pela música e identificaram suas preferências musicais”, destacou a professora.

O Prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras e tem como finalidade reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil. Além disso, o projeto pretende dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino, valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações e oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

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