Professor da Mauá vence o Prêmio Talento Engenharia Estrutural

258 0

Equipe dos alunos do curso de Engenharia Civil da instituição ainda foi destaque na primeira edição do Desafio ABECE Mola

Da Redação – O professor Pedro Lyra, do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, foi o vencedor da categoria Jovens Talentos, novidade no XVII Prêmio Talento Engenharia Estrutural, realizado este ano. Promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), em parceria com a Gerdau/SA, o evento busca valorizar e divulgar trabalhos de profissionais ou empresas, que desenvolvem projetos de destaque na área de Engenharia de Estruturas.

O especialista da Mauá apresentou um trabalho sobre o Trecho Off-Shore do Terminal Portuário Multiusuário de Nacala-A-Velha, em Nacala (Moçambique), que contemplou as análises de risco sísmico para o local da obra, análises espectrais modais, análises de “Pushover” e considerações da interação solo-estrutura.

“O Prêmio Talento Engenharia Estrutural é o evento mais importante da área no país, reforçando e destacando a cada ano os maiores talentos da Engenharia Estrutural brasileira. É uma imensa honra fazer parte deste seleto time de engenheiros talentosos”, destaca o prof. Pedro Lyra.

Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia premiados

Além dele, alunos do Instituto Mauá de Tecnologia participaram do Desafio ABECE Mola, realizado pela primeira vez em 2019, e que contou com a presença de 22 equipes, de 6 Estados e 15 cidades brasileiras. A proposta era realizar a montagem, desmontagem, classificação e representação de modelos teóricos de configurações de estruturas, visando aproximar os estudantes da área de projetos estruturais.

A Mauá foi representada por duas equipes, formada por quatro alunos cada, e uma delas conquistou o troféu de Equipe Destaque. Para a professora Paula Meirelles Bolelli, do curso de Engenharia Civil da instituição, o prêmio reforça mais uma vez que o Instituto Mauá de Tecnologia está sempre a frente dos seus concorrentes. “A participação na competição e a utilização do Mola, possibilita articulação da teoria e da prática do ensino de Engenharia de Estruturas, auxiliando no desenvolvimento das competências. Durante os treinamentos para o concurso, foi possível utilizar os kits que a Mauá adquiriu há anos, um diferencial da instituição em relação a outras faculdades que não possuem a mesma estrutura”, reforça a professora Paula.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 57 anos, o IMT, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 53 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Professor da Mauá vence o Prêmio Talento Engenharia Estrutural"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *