Pró-Memória lança Raízes 61 e celebra o centenário da Escola Senador Fláquer

356 0

Da Redação – Com algum tempo de atraso, e em meio a pandemia da Covid-19, a Fundação Pró-Memória de Caetano do Sul promove o lançamento da revista Raízes nº 61 neste mês de setembro. Desta vez, por conta da atual situação, não será promovido um evento de lançamento, a publicação estará disponível gratuitamente para retirada a partir da próxima segunda-feira (21/9) na sede da instituição (Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255) de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

Esta edição, de número 61, comemora o aniversário de 100 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Fláquer, a primeira instituição escolar de São Caetano do Sul, fundada em 1920. A data não poderia passar em branco, e ganha destaque na capa de Raízes.

Diante de milhões de infectados pelo novo conoravírus, a revista faz referência a este momento histórico da saúde pública mundial. Na seção Ensaio, apresenta uma crônica sobre a vida e sobre a pandemia da Covid-19. Raízes recorda, ainda, uma epidemia de varíola no então Bairro de São Caetano no final dos anos 1700, e como a região enfrentou a pandemia da gripe espanhola no final da década de 1910.

Outra data importante também é celebrada na revista: os 65 anos da Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada no Bairro Nova Gerty. Outro artigo relembra uma coluna do Jornal de São Caetano que agitou a juventude local na década de 1970, com notas bem-humoradas e provocativas. E um texto repleto de detalhes do passado traz as memórias de Helda Thereza Castello Campanella, moradora da cidade conhecida como Dona Zinha, falecida em 2017.

Na seção Artigos, uma análise sobre o impacto da estrada de ferro no crescimento populacional e na expansão urbana de São Caetano, e uma reflexão sobre o processo de autonomia da cidade, mas do ponto de vista de seus opositores.

A trajetória da Associação Desportiva São Caetano volta às nossas páginas, com um apanhado de sua atuação durante o ano de 1991. Na seção Regionais, um trabalho sobre como o Documento de Puebla, resultado da III Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, determinou as ações da igreja católica na região do ABC.

Em Poesias e Crônicas, histórias do cotidiano do Bar do Valter, estabelecimento apelidado de “Senadinho” e que movimentou a cidade, sendo frequentado por políticos, artistas, jornalistas e trabalhadores. Na seção Projetos, um pouco sobre o alcance do projeto Arte como Apoio Terapêutico – Inclusivo e Exclusivo, desenvolvido pela equipe da Pinacoteca Municipal nos asilos da cidade no último ano.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Pró-Memória lança Raízes 61 e celebra o centenário da Escola Senador Fláquer"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *