Pró-Memória celebra o Carnaval em exposição virtual

29 0

Texto: Caio Bruno (Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul)

Da Redação – A festa mais popular do Brasil está chegando trazendo consigo muita música, alegria, serpentina, confete e fantasia. E é claro que a folia não poderia passar em branco pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul que homenageia o Carnaval em sua mais recente exposição virtual disponível no site: www.fpm.org.br

Então é Carnaval conta com fotos dos antigos carnavais sul-são-caetanenses, como os animados bailes do São Caetano Esporte Clube e no General Motors Esporte Clube, que começaram a levar os foliões para os salões na década de 1930. O extinto Clube Comercial fez muito sucesso nas décadas de 1950 e 1960, assim como o clube da Cerâmica São Caetano.

Palavra originária do latim carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”, relacionada ao jejum, que deveria ser feito durante a quaresma, e ao controle dos prazeres mundanos, da carne, o carnaval no Brasil surgiu durante o período colonial. Primeiramente apareceu o entrudo, de origem portuguesa, praticado pelos escravos. Depois surgiram os cordões, ranchos, as festas de salão e os desfiles das grandes escolas de samba.

Hoje a festa também é apresentada nas ruas com a presença de carros de som, ou animada por artistas que agitam o público, acompanhados por populares que dançam e brincam, cantando músicas atuais e também as tradicionais marchinhas do passado.


Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Pró-Memória celebra o Carnaval em exposição virtual"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *