Pró-Memória apresenta projeto pioneiro no Encontro Paulista de Museus

361 0

Da Redação – A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul apresenta nesta sexta-feira (20/7) às 8h no 10º Encontro Paulista de Museus o programa Arte como Apoio Terapêutico. O evento promovido pelo Sisem – SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo) está sendo realizado de 18 a 20 de julho no Memorial da América Latina na capital paulista.

Apresentada pelas arte-educadoras Nair Duarte e Fabiana Cavalcanti em uma sessão com o tema Ações de fomento à participação, a iniciativa, inédita na região do ABC, é voltada para a utilização da vivência com a arte na ajuda a pacientes da saúde mental e foi criada em 2014.

O projeto consiste em promover visitas monitoradas aos espaços expositivos da Pró-Memória (Pinacoteca, Ateliê Pedagógico e Museu Histórico Municipal) dos pacientes das seguintes unidades de São Caetano do Sul: CAPS  (Centro  de Atenção  Psicossocial), CAPS AD (Centro  de  Atenção  Psicossocial – Álcool e Drogas), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)  e USCAS (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente de São Caetano do Sul).

Com essa parceria, que envolve os profissionais da área de saúde, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais dessas instituições, os pacientes têm a vivência e contato com a linguagem artística, as técnicas e os instrumentos de elaboração plástica, o que auxilia e é utilizado como estratégias de trabalho no tratamento e também na interação com familiares.

Os participantes da ação recebem informações sobre os trabalhos expostos e são convidados a também produzir obras artísticas. Este material, produzido em ateliê, é exposto nas dependências da Pró-Memória durante a semana da luta antimanicomial em maio. Todo o histórico, os resultados e algumas das obras desenvolvidas serão apresentados ao público presente no evento na apresentação desta sexta-feira.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Pró-Memória apresenta projeto pioneiro no Encontro Paulista de Museus"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *