Prevent Sports estabelece parceria pioneira com Comitê Olímpico Brasileiro

38 0

Projeto vai atender atletas a serviço do Comitê Olímpico do Brasil

Da Redação – A Prevent Sports vai se incumbir do atendimento médico dos atletas a serviço do Comitê Olímpico do Brasil. Trata-se de um projeto capaz de aplicar tudo o que há de mais moderno hoje na área da ciência médica e que recebeu a missão de cobrir e amparar os esportistas até os Jogos de Paris-2024, beneficiando um universo de 3 mil pessoas.

A Prevent Sports colocará à disposição dos atletas um centro de medicina esportiva dotado de tecnologia de última geração a ser inaugurado em São Paulo. Lá eles serão constantemente submetidos a exames e receberão o acompanhamento de profissionais de diversas especialidades, incluindo os de Psicologia, Nutrição e Odontologia – esta uma antiga demanda dos atletas brasileiros. O conceito que norteia o trabalho é a prevenção, estratégia que deverá redundar em maior rendimento esportivo.

“Nosso objetivo final é ajudar o atleta a performar no mais alto nível e pelo mais longo período de tempo possível”, diz o responsável pela Prevent Sports, o diretor-executivo Álvaro Razuk. “Veja quantas carreiras foram encerradas precocemente devido a lesões que hoje podem ser tratadas. Queremos contribuir para a longevidade no esporte”, acrescenta o médico.

Desde 1997, quando foi fundada, a empresa responsável pelo projeto desenvolveu linhas de cuidado para prevenir doenças crônicas. Segundo Eduardo Parrillo, fundador e diretor médico da Prevent Senior, todo esse know-how estará a serviço dos beneficiários. “Vamos evitar lesões e danos comuns a atletas de todas as modalidades”.

Trata-se de uma via de mão dupla, segundo Razuk – os atletas oferecerão subsídios para o desenvolvimento de abordagens médicas de prevenção que possam ser estendidas a todos os mais de 500 mil beneficiários atendidos pela empresa. “Queremos que também o público jovem veja na Prevent um local que os ajudará a envelhecer de forma saudável”, diz o médico. “Hoje, um paciente comum recebe uma prótese de quadril e dali a 13 horas está andando. Até onde poderemos chegar com atletas?”

Jorge Bichara, o diretor de Esportes do COB, comemora a nova parceria. Pela primeira vez em sua história, a entidade tem um patrocínio oficial de serviços médicos. “Com a chegada da Prevent Sports, os atletas ganham um centro hospitalar de excelência em São Paulo disponível para assistência, exames e cirurgias, permitindo prontidão no atendimento. Esses cuidados são fundamentais na prevenção de lesões e na recuperação de um atleta de alto rendimento”.

Um dos focos do projeto é o conceito return to play. “Atleta parado é ruim para ele, para o clube, para o espetáculo. Queremos diminuir ao máximo o tempo de recuperação. Para isso, vamos atuar prevenindo lesões, fortalecendo os atletas, de modo que os tratamentos possam devolvê-los às arenas o mais rapidamente possível”, explica Razuk.

A praticidade é outro pilar da filosofia do projeto. O centro de medicina esportiva de alta tecnologia vai funcionar segundo o conceito one stop shop: os profissionais estarão todos reunidos, à disposição para serem consultados num mesmo dia, seja ortopedista, nutrólogo, fisiatra, fisioterapeuta, psicólogo ou de qualquer outra especialidade.

O hospital Sancta Maggiore Dubai, considerado o mais moderno de São Paulo, já fornece uma ideia do que será esse centro. “Trabalhamos lá com cirurgia robótica e tecnologia high-end: estamos falando de terapia celular e metabolômica, por exemplo. Conseguimos mensurar o estresse oxidativo das mitocôndrias das células, de forma a evitar o overtraining, por exemplo”, discorre Razuk.

Empolgado com a perspectiva de oferecer uma contribuição valiosíssima para o desenvolvimento esportivo do País, Razuk destaca que esse papel se casa perfeitamente com os propósitos que a empresa assumiu desde o seu nascimento. “Nosso DNA é cuidar das pessoas. Teremos a missão de cuidar de atletas que recebem raros incentivos, eles são super-humanos e superguerreiros. Consideramos isso uma honra e um privilégio”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prevent Sports estabelece parceria pioneira com Comitê Olímpico Brasileiro"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *