Prepare o seu coração pra´s coisas que eu vou contar

412 0

* Márcio Trevisan – A música “Disparada”, composta por Geraldo Vandré e Théo de Barros, transformou-se em um dos maiores sucessos da carreira de Jair Rodrigues. Foi com ela que o famoso cantor, falecido em 2014, venceu o Festival de Música Brasileira de 1966 (empatado com “A Banda”, de escrita e interpretada por Chico Buarque).

Pois bem: o primeiro verso da inesquecível canção era exatamente o aviso que intitula esta coluna. E este é mesmo o meu intuito: avisá-lo de que os próximos sete dias serão repletos de emoções, e que se você não estiver com seu coração completamente em dia deverá tomar muito cuidado, pois teremos jogos importantíssimos tanto pela Copa Libertadores da América quanto pelo Campeonato Brasileiro.

Seguindo a ordem cronológica, comecemos pela próxima terça-feira, 23.10. Em Buenos Aires/ARG, o Grêmio fará a primeira partida diante do River Plate/ARG em um Monumental de Nuñez que, certamente, estará completamente lotado. As duas equipes estão, sem dúvida, dentre as melhores do Continente, e se a brasileira leva a vantagem de realizar a segunda partida em seus domínios, por outro viajará desfalcada de seus dois melhores jogadores – os atacantes Luan e Éverton, contundidos, permaneceram em Porto Alegre/RS intensificando o tratamento a fim de poderem jogar na semana que vem. Se o time de Renato Gaúcho voltar com um empate, sobretudo se este for com gols, já lhe terá sido um ótimo resultado.

O mesmo se pode dizer do jogo de quarta-feira, 24.10. Também na capital argentina, o Palmeiras mais uma vez terá pela frente o Boca Juniors/ARG, o La Bombonera e, talvez, a arbitragem, quase sempre muito tendenciosa à equipe portenha sobretudo quando o clássico acontece diante de sua torcida. Na Primeira Fase desta Libertadores, o Verdão superou todas estas dificuldades e venceu por 2 a 0, mas isso não significa absolutamente nada, pois o momento é outro (muito decisivo), a importância do jogo é outra (muito maior) e, principalmente, o Boca é outro (muito melhor). Então, a estratégia da equipe brasileira deve ser bem simples: arrancar um empate do time do coração de Maradona e trazer a decisão para a Arena Palestra Itália.

Nem bem terminará a primeira batalha e o time comandando por Felipão terá outra, tão difícil quanto – ou, talvez, até mesmo mais complicada. No sábado, 27.10, em um Maracanã que estará igualmente lotado, será a vez de medir forças com o Flamengo/RJ –  neste momento, ao lado do Internacional/RS, uma das equipes que podem lhe impedir a conquista de mais um título brasileiro. Uma eventual vitória flamenguista não o fará ultrapassar o Verdão, mas o deixará apenas um mísero ponto atrás. Ou seja: se existe uma partida que os jogadores dirigidos pelo recém-chegado Dorival Júnior precisam vencer, esta será esta.

Viram? Como diz alguém, “haja coração”. Mas não digam que eu não os avisei.

 

Curtinhas

 

Tá estranho…” – O diretor de futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos, disparou mais uma vez contra a arbitragem. Mesmo após a vitória do Verdão sobre o Ceará/CE, por 2 a 1, no Pacaembu, o dirigente reclamou demais do fato de três jogadores terem sido advertidos com o terceiro cartão amarelo e, assim, ficarem impedidos de jogar contra o Flamengo/RJ, sábado, no Maracanã, numa partida decisiva para ambos os times. Afirmando que o fraco árbitro goiano André Luiz de Freitas Castro foi “estranho” ao escolher a dedo Mayke, Bruno Henrique e Lucas Lima, Mattos insinuou que a intenção da CBF é impedir que seu equipe dispare ainda mais na classificação, e lembrou vários erros de que foram vítimas os palmeirenses em rodadas passadas do Brasileirão e também na Copa do Brasil.

Tá ridículo…” –  A resposta do presidente do Flamengo/RJ, Eduardo Bandeira de Mello, foi pronta e no mesmo tom. O dirigente carioca desafiou qualquer pessoa a lhe mostrar lances em que sua equipe foi beneficiada, e lembrou que em confrontos recentes contra o Palmeiras foi o Mengão, em sua opinião, o time prejudicado. Por fim, ele também disse considerar ridículas as insinuações de Alexandre Mattos.

Tá pertinho…” – Por exigência de Rogério Ceni, ninguém no Fortaleza/CE já fala ou age como um dos clubes que ascenderão à Série A do Brasileirão de 2019. O procedimento do treinador é correto, até porque matematicamente a vaga ainda não foi garantida, mas é praticamente impossível que o tricolor cearense não dispute a elite do futebol nacional no ano que vem. Após vencer por 1 a 0 no sábado, 20.10, o Paysandu/PA, no Castelão, diante de mais de 57 mil torcedores e com um gol aos 48 minutos do segundo tempo, a equipe abriu nove pontos de vantagem sobre o 5º colocado (hoje o Vila Nova/GO). E como faltam apenas sete partidas para o fim da competição…

Tá difícil…” – O Guarani/SP chegou a sonhar com o acesso à Série A do Brasileirão de 2019, mas este sonho começa a se tornar um verdadeiro pesadelo. Depois de figurar várias vezes entre no G4, a equipe bugrina entrou em uma péssima fase e, das cinco últimas partidas, ganhou apenas uma. E pior: perdeu as três mais recentes, sendo que a deste final de semana foi para o Boa Esporte/MG (1 a 2),“apenas” o pior time da Série B e que vinha de três derrotas seguidas. Resultado: o alviverde de Campinas/SP ocupa, agora, apenas a 9ª colocação e, neste momento, seu acesso pode ser considerado, no mínimo, difícil.

* Márcio Trevisan é jornalista esportivo há 30 anos. Começou no extinto jornal A Gazeta Esportiva, onde esteve por 12 anos. Passou, também, pelas assessorias de Imprensa da SE Palmeiras e do SAFESP, além de outros órgãos. Há 12 anos iniciou suas atividades como Apresentador, Mestre de Cerimônias e Celebrante, tendo mais de 400 eventos em seu currículo. Hoje, mantém os sites www.senhorpalmeiras.com.br e www.marciotrevisan.com.br. Contato com o colunista pelo e-mail apresentador@marciotrevisan.com.br

 

 

 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prepare o seu coração pra´s coisas que eu vou contar"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *