Preparatório gratuito da Fundação Estudar encerra inscrições dia 16

253 0

Notas do ENEM podem ser utilizadas em processos seletivos de universidades do exterior; programa oferece mentoria à distância para jovens

Da Redação – O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal porta de entrada nas universidades brasileiras, mas o que muitos não sabem é que o resultado da prova facilita o ingresso em diversas instituições estrangeiras. Desde 2014, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) faz acordos e convênios com faculdades no exterior. Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Portugal são alguns dos países que aceitam a nota do teste brasileiro como parte de seus processos seletivos.

Os jovens que quiserem se preparar para estudar no exterior com mentoria individualizada com especialistas em applications, receber apoio financeiro, preparação para testes e apoio com a documentação de candidatura, podem se inscrever gratuitamente no programa Prep Estudar Fora, da Fundação Estudar. As inscrições para a próxima turma estão abertas até o dia 16 de dezembro por meio deste link. A iniciativa prepara jovens brasileiros dos ensinos público e privado que estão finalizando o ensino médio para os processos seletivos das melhores universidades do mundo, incluindo as que possibilitam utilizar a nota do ENEM.

Na turma do último ano, 90% dos jovens que concluíram o Prep Estudar foram aprovados, sendo que mais da metade nas melhores faculdades do mundo como Harvard, Caltech, MIT, Stanford e Columbia. Até o momento, o programa contabiliza mais de 950 aprovações.

Para fazer parte do preparatório, o(a) candidato(a) precisa estar no 2° ou 3° ano do ensino médio no momento da inscrição. É necessário ter alto desempenho acadêmico, um histórico relevante de participação em atividades extracurriculares e demonstrar domínio do inglês.

“O processo utilizado no exterior é semelhante ao de uma procura por emprego. O interessado precisa formalizar sua apresentação, apresentar cartas de recomendação, fazer testes e em alguns casos até uma entrevista”, explica Juliana Kagami, coordenadora do Prep Estudar Fora.

Etapas
O processo seletivo do Prep Estudar Fora é dividido em três etapas eliminatórias, ambas realizadas virtualmente. Formulário online; teste de lógica, inglês e perfil; vídeo de apresentação e redação são as etapas da primeira parte. Caso o candidato seja selecionado para a próxima etapa, passará por uma entrevista em inglês e um painel.

Concorrência
Uma pesquisa realizada pela Fundação Estudar aponta que o ingresso em universidades de ponta dos Estados Unidos está cada vez mais competitivo para os estudantes brasileiros. De acordo com o levantamento da organização, houve uma queda de 14% no número de candidatos aprovados, entre 2017 e 2019, nas 40 instituições de ensino superior analisadas. Por outro lado, do total destes jovens que conseguiram aprovação para uma graduação no país nos últimos anos, 15,5% deles fizeram o Prep Estudar Fora.

Sobre o Estudar Fora
Estudar Fora é uma iniciativa da Fundação Estudar que aproxima talentos do seu sonho de estudar em uma das melhores universidades do mundo, a partir de conteúdo digital e um preparatório especializado. Para saber mais: https://www.estudarfora.org.br/

Sobre a Fundação Estudar
A Fundação Estudar existe para formar lideranças inquietas e transformadoras. Uma rede que apoia, desenvolve e inspira milhões de jovens brasileiros para que sigam seus sonhos e mudem o mundo. Tudo isso por meio do estímulo à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional de jovens. Para saber mais: https://www.estudar.org.br/.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Preparatório gratuito da Fundação Estudar encerra inscrições dia 16"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *