Premiado nos EUA, ex-aluno de SCS volta para aplicar seu projeto nas escolas municipais

824 0

Da Redação – No último dia 8 de dezembro, às 19h30, o Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns) recebeu o Scopabits Fest, evento de encerramento do Projeto Scopabits, que utiliza kits de eletrônica básica para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Participaram do evento, que também marcou o final do ano letivo, cerca de 500 pessoas, entre professores e alunos, acompanhados de pais e familiares.

As 20 escolas de Ensino Fundamental de São Caetano do Sul apresentaram seus projetos. Cada escola foi representada por uma equipe de seis alunos que teve 30 minutos para montar, com as peças do kit, um “insetão” capaz de se locomover. Surgiram muitas joaninhas e abelhas eletrônicas, com diferentes estruturas e formas de locomoção, conforme a criatividade da criançada.

PROJETO DE EX-ALUNO – O Scopabits é um kit de eletrônica de baixo custo, elaborado para a produção de projetos por meio da criação de circuitos com componentes presentes no cotidiano, como motor, LED e interruptor, dentre outros. Ele foi desenvolvido por Victor Scopacasa – juntamente com Érica Sayuri Scopacasa e Nara Schenkel – e, selecionado, em março de 2017, para receber o Creative Learning Fellowship, uma bolsa oferecida pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil, promovido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA) e Fundação Lemann.

Ex-aluno de escolas de São Caetano do Sul, do Fundamental ao Médio, Victor Scopacasa também trabalhou na rede de ensino. “Fui Auxiliar da Primeira Infância na EMEF Leandro Klein”, conta, orgulhoso. Hoje, formado em Design, Victor trabalha em uma empresa de desenvolvimento de projetos de aprendizagem criativa. E quando recebeu o financiamento para desenvolver seus kits e oferecê-los, gratuitamente, a uma rede pública de ensino, não pensou duas vezes: escolheu São Caetano do Sul.

ESTÍMULO À CIÊNCIA E À CRIATIVIDADE – As escolas desenvolveram os mais variados projetos envolvendo conceitos de física mecânica e elétrica, além de outros campos do conhecimento. “Por se tratar de uma proposta baseada no trabalho com projetos, o Kit Scopabits fomenta o desenvolvimento das habilidades cognitivas e das habilidades socioemocionais, por meio do trabalho em equipe”, explica Meire Bacci Candido, educadora do Cecape e coordenadora do projeto junto às escolas.

Na abertura do evento, Paulo Sérgio Garcia, diretor do Cecape, destacou a importância de se estimular o interesse das crianças pela Ciência. “O Brasil precisa de cientistas. Precisamos de pessoas que construam conhecimento”, afirmou. Luiz Antônio Cruz, diretor do Centro Digital, destacou que a realização do projeto foi possível graças à capacitação prévia dos professores. E a Secretária de Educação, Janice Paulino César, enfatizou que, ao associar recursos tecnológicos com recursos tradicionais usados na Pedagogia (como papel e material de reciclagem), o projeto estimula a integração dos saberes e a criatividade. Segundo a Secretária, esse foi o primeiro de uma série de projetos com o kit: “Pretendemos continuar em 2018 com novas turmas”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Premiado nos EUA, ex-aluno de SCS volta para aplicar seu projeto nas escolas municipais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *