Prefeitura reforça serviço de coleta seletiva no Rudge Ramos

771 0

Da Redação – A partir desta terça-feira (3), a coleta seletiva nos estabelecimentos comerciais do Rudge Ramos passa a ser feita de segunda a sábado, das 12h às 18h. A mudança nos dias do serviço, realizado pela Prefeitura de São Bernardo por meio da empresa SBC Valorização de Resíduos, vai fazer com que os comerciantes não precisem estocar por muito tempo os materiais separados para a reciclagem. O objetivo final é aumentar o volume do que é reaproveitado.

De acordo com o diretor de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura, Maurício Cardozo, antes a coleta seletiva no comércio da região era realizada por setores. “O Rudge Ramos era dividido em áreas, sendo atendida uma vez por semana. Com o novo formato, reforçamos a cobertura do comércio e beneficiamos principalmente aqueles que não tinham onde guardar o material para coleta.”

Em função do novo formato, a partir de terça-feira (3) a coleta seletiva para os estabelecimentos comerciais, além de diária, será feita com nova logística, por meio de motocicletas e microcoletores – espécie de caminhão menor. Os materiais recolhidos serão encaminhados para o Ecoponto da Vila Vivaldi e, então, para uma das cooperativas de reciclagem do município.

O comerciante Mamoro Ishikawa, há 35 anos no Rudge Ramos, conta que a iniciativa é muito boa e vai beneficiar a todos. “Aqui onde estamos contamos com container apropriado para depositar papelão e plásticos. Mas sabemos que muitos locais não têm isso e não separam o lixo”, disse.

Com o objetivo de conscientizar os donos de estabelecimentos comerciais sobre a importância de separar para a reciclagem os materiais descartados, ao longo de outubro foi realizada a campanha Comércio Amigo da Coleta Seletiva. Como parte da ação, os agentes da empresa SBC Valorização de Resíduos visitaram 431 pontos de comércio instalados no bairro, inclusive informando o que pode e o que não pode ser separado para a reciclagem.

Quem aprovou também a iniciativa foi a comerciante Teresinha Miguel, também do Rudge Ramos. “Isso valoriza o bairro, evita que carroceiros levem embora o material e gera renda. Eu apoio e espero que outros comerciantes façam a sua parte já que agora não tem desculpas”, disse.

Na cidade – A coleta seletiva porta a porta em São Bernardo completou dois anos em junho. Nesse período, 5,3 mil toneladas de materiais foram encaminhadas para reciclagem. Por mês, são recolhidas cerca de 900 toneladas de materiais – entre papel, plástico, vidro, metal e madeira –, ou 4,2% de tudo que é descartado pela população. O objetivo da Administração é chegar a 10% até o fim de 2016. O serviço está presente em todos os bairros do município.

Podem ser separados para a coleta seletiva porta a porta papéis, papelões, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, incluindo longa vida, garrafas, copos, potes, sacolas, garrafas PET, latinhas de alumínio, latas e outros metais e vidros – estes últimos devem estar separados dos outros e embalados de forma segura.

Há ainda produtos que podem ser reciclados, mas muitas vezes não têm esta destinação como embalagens de óleo, caixas de pizza, recipientes de margarina, potes de maionese, embalagens de extrato de tomate, de iogurte, de requeijão, entre outros. Devem ser colocados no lixo comum os restos de comida, cascas de frutas e de legumes, fotografias, fitas crepe, etiquetas adesivas, sujeira das vassouras, de cinzeiros, de animais e chicletes.

Central – A Prefeitura também investiu na construção de duas centrais de triagem no Bairro Cooperativa. O objetivo é processar o crescente volume de materiais recicláveis que a cidade recolhe e dar melhores condições de trabalho e renda aos catadores.

A primeira central foi entregue em fevereiro de 2014, com capacidade para processar 25 toneladas por dia. Já a segunda foi entregue em dezembro do mesmo ano e tem capacidade para 100 toneladas diárias.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura reforça serviço de coleta seletiva no Rudge Ramos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *