Prefeitura de Ribeirão Pires limpa via após a forte chuva desta segunda-feira

654 0

Da Redação – A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino Paulista realizou na manhã desta terça-feira (07), a limpeza e remoção de algumas árvores da estrada do soma, após a forte chuva que ocorreu na tarde de ontem.

O secretário da pasta, Irineu Neves, contou com a mobilização de sua equipe para execução dos serviços de limpeza e remoção da estrada do Soma. “Ontem o bairro de Ouro fino, como toda a cidade de Ribeirão Pires, foi atingido por uma forte chuva e rajadas de vento, causando alguns estragos e transtornos por onde passou. Na estrada do soma não foi diferente, onde algumas árvores caíram, bloqueando parte da via”, contou.

PPDC – A Defesa Civil de Ribeirão Pires apresenta as efetividades do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que vai do dia 1º de dezembro a 30 de abril do ano seguinte, segundo o Decreto Municipal 6584/2015. Este decreto indica os procedimentos corretos para respostas às possíveis situações durante o período chuvoso, com o envolvimento de todas as secretarias municipais, onde cada uma indica um servidor como plantonista para que o mesmo, em caso de emergência, convoque servidores como resposta a possíveis desastres, calamidades ou eventos.

No dia 1º de dezembro aconteceu o lançamento do período do PPDC 2015/2016 na Câmara Municipal de Ribeirão Pires onde todos os procedimentos previstos para o período chuvoso são modelo para as 7 cidades que integram o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

No PPDC 2015/2016 houve mudança do índice pluviométrico para mudança de nível, que caiu de 100mm para 80mm. Isso quer dizer que quando o somatório do índice de chuva atingir 80mm em três dias, a cidade passa do estado de observação para estado de atenção, quando passa a ser necessária uma vistoria preventiva em todas as áreas de risco para averiguação das circunstâncias.

O período considerado mais crítico para o município aconteceu dentro do previsto. Foram registradas enchentes na região do bairro Jardim Santa Rosa, porém sem maiores danos ou prejuízos, pois as intervenções preventivas como podas e supressões de árvores em risco colaboraram para bons resultados. Somam-se ainda, as remoções preventivas de moradores do Morro do Careca, divisa com Mauá e também do Jardim Santa Rosa.

Vale lembrar que o último registro do período de chuvas com vítimas em Ribeirão Pires aconteceu há 6 anos, no verão de 2009/2010.

No encerramento de cada programa acontece a apresentação dos resultados. Neste ano, ocorreu no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, no dia 3 de abril.

Treinamento – Antes do início do PPDC, durante todo o decorrer do ano, a Defesa Civil realiza diversos trabalhos preventivos, como treinamentos e capacitações para possíveis riscos e contatos com os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC’s). Esses núcleos são formados por pessoas residentes nas áreas de risco, que são responsáveis por comunicarem a Defesa Civil sobre qualquer identificação de risco na comunidade que residem.

De outubro até o início de dezembro é realizada uma força tarefa para a realização de limpeza das galerias pluviais do centro da cidade. No início do segundo semestre é solicitada a limpeza dos córregos, rios e riachos para o melhoramento do escoamento das águas pluviais.

No mês de novembro, uma equipe da Defesa Civil participa do treinamento oferecido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), com o objetivo de aperfeiçoar as atitudes a serem implementadas.

Desta forma, as ações são distribuídas durante todo o ano a fim de evitarem as ocorrências.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de Ribeirão Pires limpa via após a forte chuva desta segunda-feira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *