Prefeitura e Governo do Estado inauguram Praça da Cidadania no Jd.Santo André

217 0

Texto: Guilherme Menezes (PMSA) – Crédito-fotos: Helber Aggio-Alex Cavanha (PMSA)

Novo equipamento beneficiará munícipes de Santo André com capacitação, lazer e desenvolvimento profissional

Da Redação – A Praça da Cidadania, no Jardim Santo André, foi inaugurada neste domingo (27) com a presença em massa da população. O equipamento foi instalado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Santo André e o Governo do Estado de São Paulo, e vai oferecer lazer, capacitação profissional e geração de renda, atendendo sobretudo as pessoas em situação de vulnerabilidade social. O prefeito Paulo Serra esteve na cerimônia ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra, para receber a primeira-dama do Estado e presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria, e o governador João Doria.

O espaço conta com cursos e oficinas, apoio jurídico, quadra poliesportiva, horta social, comércio, coworking, wi-fi, estação de gestão de resíduos e parque infantil, além de uma agência do Banco do Povo para análise e aprovação de microcrédito. Entre os cursos que vão integrar o projeto da Praça da Cidadania estão Moda, Casa, Papelaria e Artesanato, Beleza, Estética e Bem-estar, Gastronomia e Hospitalidade, e ainda Escola de Informática. Foram investidos R$ 4,5 milhões na obra, sendo que deste montante apenas R$ 300 mil saíram dos cofres públicos. O restante fornecido veio em parceria com a iniciativa privada.

“Este é um projeto que vai muito além do lazer, significa capacitação, emprego, e sobretudo investimento no social. Devolvendo a vontade das pessoas se integrarem, viverem em sociedade e colherem frutos no dia a dia. A Praça da Cidadania em Santo André é a primeira do Estado, e já se tornou a melhor praça da cidade, com um conceito tão complexo e que se preocupa na melhoria da vida das pessoas. Estamos transformando o Jardim Santo André, com muito empenho. Em breve faremos um novo campo de gramado sintético para o pessoal do bairro. Agora, é a população da região cuidar do equipamento, zelar conosco por este espaço fantástico que está sendo entregue”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O objetivo do equipamento é construir espaços coletivos ecológicos destinados à população e promover a capacitação profissional da comunidade por meio dos cursos das novas Escolas de Qualificação Profissional e geração de renda, através de um programa de empreendedorismo regional. Este é mais um passo importante na reestruturação do bairro, que no ano passado ganhou uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) modernizada e recebeu uma nova creche neste ano.

“Este equipamento é, em sua complexidade e campo de atuação, a praça mais completa do Estado de São Paulo, já que educa, forma profissionais, traz educação física, cidadania, cultura e é um exemplo para o humanismo, um grande orgulho para Santo André. Tudo isso aqui pertence à comunidade, que saberá cuidar bem. Este é só o começo, vamos ampliar os cursos e a formação profissional, trazendo emprego e também novos empreendedores”, destacou o governador João Doria.

 O projeto executivo da Praça da Cidadania foi desenvolvido pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), que detém a maior parte do terreno do Jardim Santo André e já realiza outras intervenções habitacionais, urbanísticas e sociais na área.

“Esta é uma parceria com as esferas estadual e municipal, e com o esforço conjunto com a iniciativa privada, entregando qualificação profissional, geração de emprego e renda, educação, cultura e lazer, mostrando que ainda são as melhores ferramentas de transformação social. Esta praça é o melhor exemplo que com o fruto do trabalho podemos colher amor e solidariedade”, enfatizou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra.

Antes das obras estruturais, o espaço foi usado para atividades e cursos voltados para a própria comunidade, como Oficina de Agrofloresta, que ensinou à população a plantar o jardim frutífero que faz parte do espaço. Cursos de moda e beleza também foram ministrados pelo Fundo Social de São Paulo no bairro para estimular a autonomia e o empreendedorismo nos moradores.

“A nossa meta no Fundo Social do Estado era descentralizar, trazer o melhor para todos os municípios, e Santo André foi premiada como a primeira cidade a receber a Praça da Cidadania. Chegando assim perto das pessoas, oferecendo os cursos, lazer e uma gama de atividades”, finalizou a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura e Governo do Estado inauguram Praça da Cidadania no Jd.Santo André"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *