Prefeitura inova e implanta projeto piloto de capinação elétrica

48 0

Além de oferecer mais rapidez ao serviço de zeladoria, tecnologia permite combate às plantas invasoras sem utilização de produtos químicos

Texto: Daniel Macário – Crédito-foto: Gabriel Inamine (PMSBC)

Da Redação – Em mais uma iniciativa pioneira, a Prefeitura de São Bernardo implantou projeto piloto de capinação elétrica, visando aprimorar a qualidade e eficiência dos serviços de zeladoria da cidade.

Trata-se de tecnologia já existente em países da Europa, que consiste na utilização de sistema de descarga elétrica para o combate às plantas invasoras que nascem em calçadas, guias e sarjetas. A iniciativa foi apresentada pelo prefeito Orlando Morando nesta quinta-feira (18/02), na região do Riacho Grande.

Com a vantagem do controle sistêmico de vegetação, sem a utilização de produtos químicos, a capinação é feita da mesma forma tanto no sistema aéreo (folha) quanto na parte radicular (raízes), tornando o serviço de zeladoria mais eficiente e econômico, sem agressão ao meio ambiente.

Outra vantagem da tecnologia é que o sistema retarda o tempo de manutenção em vias do município. Enquanto a capinação elétrica de aproximadamente 5.000 volts permite que a manutenção seja realizada em intervalos de até 60 dias, a manual exige que o serviço seja realizado com frequência semanal.

“Além da rapidez na execução do serviço, o sistema nos permite chegar até a raiz da planta. Tudo isso sem uso de produtos químicos, protegendo nosso meio ambiente. É o único modo de ação não químico que funciona sistematicamente até as raízes”, explicou o chefe do Executivo.

O sistema que já é utilizado em países como EUA e França foi apresentado oficialmente na tarde desta quinta-feira próximo ao Parque Estoril, numa via de paralelepípedo que possuía vegetação em guias e sarjetas. Na oportunidade, o prefeito acompanhou a execução do serviço com o uso da tecnologia, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e do diretor da SBA, empresa responsável pelos serviços de zeladoria da cidade, Arthur Bebilaqua.

Nesta etapa do projeto piloto, que está sendo realizado pela iniciativa privada, sem custo ao município, o sistema será utilizado em diversos pontos do município, tais como a Avenida Lauro Gomes e vias do Riacho Grande. A expectativa é a de que nas próximas semanas a Secretaria de Serviços Urbanos, com apoio da SBA, se reúna para alinhar os resultados da ferramenta, que pode ser incorporada por definitivo aos serviços de zeladoria de São Bernardo.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura inova e implanta projeto piloto de capinação elétrica"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *