Prefeitura de SBC entregará mais de 1 milhão de peças de uniformes para alunos da rede

585 0

Da Redação – “Uns podiam pagar, outros não. Era assim no meu tempo, aí a gente tinha que usar aquela camiseta ‘surradinha’ porque era possível comprar uma só e ir com ela o quanto durasse.” A afirmação é de Telma Bebe, mãe de aluno do segundo ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Annita Magrini, no Baeta Neves, sobre a importância de receber o uniforme escolar gratuitamente durante o período letivo.

Outras mães, como Kátia Berssani e Elaine Cristina Chagas Pereira, com filhas na mesma Emeb, compartilham a opinião de que a vestimenta representa um custo a menos no orçamento familiar. Além disso, é uma medida de segurança, já que identifica com facilidade onde estuda a criança. “Minha filha sempre veio uniformizada e eu me sinto mais tranqüila dessa forma”, disse Kátia. Já Elaine destacou que a roupa é muito importante para os alunos que precisam ir a pé para casa.

As peças são entregues pela Prefeitura. Neste ano serão distribuídos mais de 1,1 milhão de peças de uniformes para os alunos da rede pública de ensino municipal. A produção das peças está em andamento pelas cinco empresas vencedoras da licitação, que terão até 60 dias para entregar o kit nas escolas, a contar da data de publicação da homologação dos contratos, que aconteceu nesta semana. Até a finalização do processo de entrega, os alunos poderão usar os uniformes recebidos nos anos anteriores e, as crianças ingressantes, provisoriamente, roupas próprias.

De acordo com o secretário de Educação, Paulo Dias, a partir da próxima semana a equipe da Secretaria começa a realizar visitas semanais nas empresas para acompanhar o processo de entrega e cumprimento do prazo. “Agora, já com a publicação da ata, poderemos fazer com que todas cumpram rigorosamente o contrato”, disse.

Cada aluno receberá 13 peças: uma jaqueta, duas calças compridas, duas bermudas, duas camisetas de mangas longas e três curtas, além de um par de tênis. As crianças também receberão três pares de meias e um avental (única peça que fica na escola). Ainda faz parte do lote de compras um kit coletivo para as creches com um enxoval composto por cobertor, edredom, lençol, fronha e brinquedos como bonecas e carrinhos, que ficam nas creches. A rede pública de ensino da cidade tem cerca de 85 mil alunos.

Planejamento – Para que a entrega se efetive ao longo do prazo previsto, a compra começa a ser planejada pela Administração municipal no período de matrícula escolar, entre os meses de setembro e novembro anteriores ao ano letivo. “Nesta época começa a avaliação da quantidade de alunos e tamanho de cada criança”, explica o secretário. Na sequência, é aberto o processo de licitação que deve ter, no mínimo, três cotações. O pregão aconteceu em 18 de dezembro e teve cinco empresas vencedoras. A partir daí, elas tiveram cinco dias úteis para apresentar proposta e material. Na sequência, mais 15 dias úteis para o perito fazer testes que comprovem a qualidade do material, que também deve estar de acordo com as especificações demandadas.

“Tirando o prazo de recesso, entre os feriados de Natal e Ano Novo, de 23 de dezembro a 4 de janeiro, chegamos com esse processo no fim de janeiro, quando foi emitida ordem de serviço. Agora ocorreu a publicação.”

Na sexta-feira (5), aconteceram em todas as escolas reuniões entre professores e pais sobre o retorno às aulas. Nos encontros foram explicados o processo de entrega. “O corpo diretivo da rede teve reunião com o secretário de Educação, que nos explicou todo o processo. Foi muito importante sermos orientados sobre quais informações transmitir aos pais, que se tranquilizaram ao saber que o uniforme tem prazo para ser entregue”, disse a vice-diretora da Annita Magrini, Silvia Cristina Correa de Jesus. O contrato de compra foi efetivado por um ano e teve custo de cerca de R$ 10,2 milhões. O material escolar também será entregue em 60 dias. O secretário garantiu que nenhuma criança começará as aulas sem o material básico.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de SBC entregará mais de 1 milhão de peças de uniformes para alunos da rede"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *