Prefeitura de São Caetano faz visita técnica às obras do centro cirúrgico

98 0

Da Redação – A rede municipal de saúde de São Caetano do Sul terá um dos centros cirúrgicos mais modernos da região do ABC. As obras, bastante adiantadas, receberam a visita do Prefeito José Auricchio e da secretária de Saúde Regina Maura Zetone Grespan, na semana passada (26/04). Eles inspecionaram as seis novas salas de cirurgia que serão inauguradas daqui a duas a três semanas, somando-se às três já existentes no Centro Obstétrico.

Tecnologias avançadas garantem maior eficiência e segurança nas intervenções cirúrgicas. Sob o piso lavável, de manta vinílica, há um revestimento de cobre que funciona como um aterramento e evita interferência entre os equipamentos. “Esse piso condutivo tem a garantia de, no mínimo, 10 anos”, diz a arquiteta Vanessa Fernandes, responsável pela obra.

As salas são dotadas de ar condicionado com fluxo laminar, que garante a esterilidade do ambiente: “ele cria uma ´cortina´ de ar esterilizado em torno da mesa cirúrgica, criando uma barreira que impede a contaminação”, explica a arquiteta.

E dois dos focos cirúrgicos que fazem a iluminação das salas também trazem uma câmera de vídeo, o que permitirá a transmissão de cirurgias à distância, com a participação de especialistas, ou, mesmo, a capacitação de estudantes de Medicina.

“Dá até vontade de operar aqui”, disse o prefeito (que é formado em Medicina), à colega Regina Maura. Ele ficou animado com os recursos tecnológicos, mas elogiou também uma das iniciativas mais simples: a instalação de uma placa, em cada sala de cirurgia, que deve ser preenchida com um “check list” de procedimentos que garantem a segurança da cirurgia. “Esse quadro facilita o atendimento aos protocolos de Segurança do Paciente”, explicou a secretária.

 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de São Caetano faz visita técnica às obras do centro cirúrgico"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *