Prefeitura de São Bernardo realiza “Dia D” contra a Dengue

54 0

Ação de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti teve a participação de alunos de todas as escolas do município

Texto: Humberto Domiciano – Crédito-foto: Omar Matsumoto (PMSBC)

Da Redação – A eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e a prevenção de doenças como Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela, são os principais objetivos de mais um “Dia D” contra as arboviroses, organizado pela Prefeitura de São Bernardo por meio das secretarias de Saúde e Educação, nesta sexta-feira (29).

Ao longo do dia, 65 agentes de controle de endemias, do Centro de Controle de Zoonoses, sairão às ruas da cidade, orientando a população sobre os riscos de proliferação do mosquito. Desta vez, os profissionais da saúde irão receber uma ajuda especial. Os alunos das redes municipal, estadual e particular foram convidados a participar da ação.

Para demonstrar a importância do evento, o prefeito Orlando Morando esteve na EMEB Professor Claudemir Gomes do Vale, no bairro do Areião, e conversou com os alunos da unidade e da Escola Estadual Célio Luiz Negrini, que fica ao lado. “Hoje é um dia importante em que todas as escolas do município estão recebendo informações importantes sobre os perigos do mosquito. A dengue não tem remédio. A única solução é a prevenção e as crianças podem ajudar muito nesse processo de conscientização”, destacou o chefe do Executivo.

O evento contou com a presença da secretária de Educação, Silvia Donnini, do diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Dr. Wagner Kuroiwa e da dirigente da delegacia de ensino de São Bernardo, Vanderlete Maria Lozano.

Na visão de Kuroiwa, o combate ao mosquito passa pela participação dos alunos. “Estamos concentrando todos os esforços, para eliminar todos os mosquitos de nossa cidade. As crianças aprendem rápido e tenho certeza que serão ótimos multiplicadores da informação. Eles serão nossos defensores da saúde. Nós só conseguimos acabar com os focos do mosquito, se trabalharmos em conjunto. Todos os moradores devem estar atentos à doença”, pontuou.

Para Silvia Donnini, ações como essa contemplam o caráter pedagógico da prevenção. “A articulação entre as secretarias e o esforço das unidades escolares chamam a atenção não só para as arboviroses, mas também para a importância da vacinação e outros temas relacionados à saúde. É importante ressaltar que os cuidados devem se tornar prática, serem adotados todos os dias”, comentou.

APRESENTAÇÃO – Os alunos da rede municipal de São Bernardo também foram estimulados a confeccionar cartazes e atividades culturais relacionadas ao tema.

A relevância do envolvimento das crianças em atividades desse tipo será tema de apresentação no Seminário Nacional de Cidades Educadoras, que aconteceu hoje, em Itupeva, no interior de São Paulo.

A experiência de São Bernardo com a participação dos alunos do “Dia D” foi apresentada pela secretária Silvia Donnini, que explicou a importância do evento. “O encontro nacional é uma oportunidade para compartilharmos as boas práticas na área da Educação. O conceito das cidades educadoras incentiva o aluno a ser um agente de transformação social da cidade”, finalizou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de São Bernardo realiza “Dia D” contra a Dengue"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *