Prefeitura de São Bernardo fortalece ações em prol do Outubro Rosa

598 0

Texto: Gabriela Maria – Fotos: Gabriel Inamine (PMSBC)

Da Redação – Em ação alinhada ao “Outubro Rosa”, mês de conscientização do câncer de mama, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, tem fortalecido ações de orientação e cuidado com a saúde das mulheres, desde o dia 1º, com programação até o fim de outubro. Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estão promovendo palestras e grupos de apoio para discutir temas como câncer e doenças sexualmente transmissíveis.

Espaços aconchegantes, decorados com corações e enfeites cor de rosa, foram montados nas unidades de Saúde, e tem acolhido mulheres e destacando, como ponto primordial a importância do diagnóstico precoce. Palestras e rodas de conversa estão sendo ministradas por enfermeiros e profissionais das UBS.

“Ao longo deste mês, cada Unidade Básica de Saúde selecionou atividades diferentes para realizar com as pacientes. Organizamos um sistema para atrair as mulheres a discutir sobre o tema. Precisamos incentivar e conscientizar as nossas pacientes a cuidar da saúde e identificar os sintomas. O câncer de mama é uma das doenças de maior mortalidade entre as mulheres e o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento e na possibilidade de cura”, explicou Dr. Rodolfo Strufaldi, médico ginecologista e diretor do Departamento de Atenção Básica.

Além das UBSs, as Policlínicas Centros e Alvarenga também desenvolveram ações em prol do “Outubro Rosa”. Aos finais de semana, até o dia 8 de dezembro, incluindo o feriado, serão realizados mutirões de ultrassonografia. Na ocasião, as pacientes entre 50 a 69 anos, agendadas para o ultrassom e que não fizeram o exame de mamografia neste ano, poderão realizar o procedimento nas unidades, sem necessidade de agendamento prévio.

Todas as pacientes que apresentarem alterações nos exames de mamografia serão encaminhadas para iniciar tratamento no Centro de Atenção e Integral à Saúde da Mulher (CAISM), localizado na Rua Brasil, 350, no bairro do Rudge Ramos.

Dia “D” para as mulheres – São Bernardo também confirmou ações aos sábados. Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão funcionar no sábado (20/10), para atender, exclusivamente, as mulheres. Serão realizados exames preventivos de câncer de mama e colo de útero. O atendimento será das 8h às 17h e para participar, basta levar um documento com foto e a carteirinha da UBS. A expectativa é de que 3.000 mulheres sejam atendidas neste sábado.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de São Bernardo fortalece ações em prol do Outubro Rosa"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *