Prefeitura de São Bernardo destaca ações do Novembro Azul

139 0

Texto: Gabriela Maria – Fotos: Omar Matsumoto (PMSBC)

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo, em ação alinhada ao “Novembro Azul”, mês de conscientização ao câncer de próstata, irá promover ações de orientação e cuidado com a saúde do homem. Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade vão ter grupos de apoio, palestras e orientações sobre a doença.

Todas as unidades serão decoradas, com enfeites e laços da cor azul, a fim de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce e os benefícios de cuidar da saúde. Também serão discutidos temas como doença sexualmente transmissíveis e orientações sobre hipertensão, diabetes, os males em razão do uso de álcool e tabaco e também os ganhos da prática de exercícios físicos rotineiros.

Além das UBSs, as Policlínicas (Centro e Alvarenga) estarão abertas para a campanha. Uma mesa informativa será montada nos equipamentos de Saúde, com enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas.

“O câncer de próstata é uma das doenças com maior índice de mortalidade entre os homens. Por ser muito silenciosa, pode ser confundida com outras enfermidades. Por isso, e necessário aproximar o público masculino das unidades de saúde. A partir dos 40 anos, é recomendável frequentar o médico urologista a cada ano. Se a doença for diagnosticada logo no início, as chances de tratamento e de cura, são muito maiores”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

A Prefeitura de São Bernardo está investindo em melhorias para o tratamento de câncer. Todos os pacientes diagnosticados são atendidos no Hospital de Clínicas. Se houver necessidade, são submetidos a procedimentos cirúrgicos, realizados no próprio equipamento de Saúde. Este ano, entre os meses de janeiro a setembro, foram realizadas 284 biópsias de próstata e 33 retiradas de tumor. O departamento de triagem de urologia também notificou 61 novos casos da doença.

“DIA – D” para os homens – Além das ações de conscientização, o município também confirmou uma ampla ação de mobilização de atendimento. Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão funcionar no sábado (24/11), das 8h às 17h, para atender exclusivamente os homens. Serão realizadas consultas clínicas, testes rápidos de IDST/AIDS, orientações sobre álcool e tabagismo, aferição de peso e pressão arterial. Para participar, basta ir até uma unidade de Saúde e apresentar um documento com foto e a carteirinha da UBS.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de São Bernardo destaca ações do Novembro Azul"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *