Prefeitura de São Bernardo confirma o primeiro caso de Febre Amarela na cidade

341 0

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, confirma, nesta terça-feira (01/02), o primeiro caso de febre amarela na cidade. Morador, de 33 anos, foi internado no mês passado no Hospital Assunção. O seu caso era um dos oito investigados, sendo oficializado hoje, por meio de análise realizada no Instituto Adolfo Lutz.

Seu quadro de saúde é estável e o cidadão se encontra hoje em sua residência. Por meio da Vigilância à Saúde, a Prefeitura realizou bloqueio no entorno da casa, com orientação em todo o bairro e busca por potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença.

O morador contraiu a doença enquanto esteve em Mairiporã, cidade da Grande São Paulo, também no mês de dezembro. Ele foi imunizado pela vacina, mas viajou para Mairiporã, antes dos 10 dias recomendado pelo Ministério da Saúde, que reforça a orientação de vacinação a todos os viajantes, que irão visitar alguma área de risco. Para garantir a proteção, a dose deve ser aplicada com, pelo menos, 10 dias de antecedência à viagem, tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a doença.

Desde o dia 25/01, a Prefeitura de São Bernardo segue em campanha de vacinação pelas 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Até o momento, uma baixa adesão a imunização da doença foi registrada na cidade – em torno de 14% da meta estipulada. São 707 mil doses disponíveis em São Bernardo.

Assim, a Prefeitura anunciou a inserção de 102 escolas municipais para a aplicação da dose, entre os dias 5 e 9, das 9h às 16h. O objetivo é ampliar o acesso da população para mais pontos e, conseqüente, aumentar o alcance de toda a campanha. Junto a isso, serão realizados dois mutirões nos fins de semana (3/02 e 4/02) e também no dia 17/02.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de São Bernardo confirma o primeiro caso de Febre Amarela na cidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *