Prefeitura de Santo André revitaliza cactário do Parque Escola

1191 0

Da Redação – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação, entregou nesta terça-feira, 28, o cactário do Parque Escola todo recuperado e revitalizado. O espaço, único do gênero no Estado de São Paulo, recebeu solo novo, novas espécies, iluminação especial, além de detalhes decorativos e lúdicos que ilustram as origens das plantas.

“O Parque Escola é um espaço muito importante para a cidade e que merece toda a nossa atenção e cuidado, pois possibilita às crianças a oportunidade de um aprendizado muito mais interessante dos assuntos realizados à natureza e Biologia”, destacou o prefeito Carlos Grana durante a cerimônia de entrega do espaço.

O cactário possui mais de 100 espécies de suculentas, entre elas os cactos, concentrados em um espaço ao ar livre. O local tem mais de dez anos e, segundo a bióloga, Kika Costa, a troca do solo e outras ações de recuperação eram muito importantes para a sobrevivência das espécies.

A revitalização do cactário faz parte de um processo mais amplo de reformulação e melhorias do Parque Escola, espaço voltado para a educação ambiental e divulgação da importância da sustentabilidade. O horto medicinal também está com cara nova. Atualmente, o horto medicinal possui 68 espécies de ervas que são utilizadas para fins pedagógicos. Todas estão plantadas de forma ordenada e com placas indicativas para que possam ser reconhecidos pelo visitante. Entre as plantas estão a Curuma, que combate bactérias e fungos; o alecrim cuja função é produzir neurotransmissores responsáveis  pelo bem estar e, por isso, é conhecida como “erva da alegria”, e a alfazema, que atua como calmante, combate a insônia e a depressão.

No processo de revitalização, o Parque Escola ganhou novos espaços: a composteira, a sala de articulados (artrópodes), a sala de animais camuflados, a sementeira e o pomar, além de melhorias em espaços já tradicionais, como o orquidário, o bromeliário e os tanques de plantas carnívoras.

Parque Escola – O Parque Escola de Santo André tem boa parte dos seus  50 mil metros m²  ocupados por plantas originárias da Mata Atlântica, em uma área que é desconhecida de muita gente que nasceu na cidade. Foi criado em 1997, para a educação ambiental e sustentabilidade, por isso o espaços tem os estudantes como seu maior público. No entanto, o Parque Escola mantém uma programação mensal aberta à população, com oficinas, cursos e palestras, sempre voltados para botânica, sustentabilidade e reciclagem.

Além do bosque, que tem pista de caminhada aberta o dia todo, o espaço possui, por exemplo, cactário, viveiro de plantas carnívoras, composteiras,  pomar, horta orgânica, estufa de mudas e muito mais. O endereço é Rua Anacleto Popote, 46, Valparaiso.

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de Santo André revitaliza cactário do Parque Escola"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *