Prefeitura de Ribeirão Pires reforça ações de combate à hanseníase

1100 0

Da Redação – A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires inicia nesta segunda-feira, dia 22, as ações da campanha “Janeiro Roxo – Todos contra a Hanseníase”. Até o final do mês, a divulgação dos serviços de atendimento na rede municipal de saúde será reforçada, com o objetivo de alertar a população sobre o que é a doença, seu diagnóstico e tratamento.

Como forma de conscientizar a população, as equipes do Serviço de Atenção Especializada do Ambulatório de Infectologia promoverão, nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, palestras, com a distribuição de materiais informativos. No período, os moradores serão alertados sobre sinais e sintomas da hanseníase. A Secretaria de Saúde e Higiene realizará busca ativa para o diagnóstico precoce e, ainda, atividades educativas para o enfrentamento do estigma e da discriminação relacionados à doença.

“Hanseníase tem cura e, com informação e diálogo aberto, podemos ampliar o tratamento de casos e contribuir para a redução da transmissão da doença. O tratamento é feito com antibiótico, disponível gratuitamente na rede”, explica a coordenadora do Programa Municipal IST/AIDS de Ribeirão Pires, Nanci Garrido Butin.

A hanseníase é causada por uma bactéria que afeta os nervos, levando à perda ou diminuição da sensibilidade ao toque, à dor, ao frio ou calor, além de causar formigamentos e dormências. A transmissão da doença se dá por meio das vias respiratórias, por tosse e espirro. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo, variando entre 2 até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico e tratamento.

“É muito importante reforçarmos a divulgação das informações sobre o que é a doença, como diagnosticá-la e tratá-la. O conhecimento é a melhor forma de prevenção. Moradores que identificarem sintomas da hanseníase devem estar atentos e buscar atendimento na UBS mais próxima de sua residência ou no Serviço de Atenção Especializada”, destaca a secretária de Saúde e Higiene, Patrícia Freitas.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de Ribeirão Pires reforça ações de combate à hanseníase"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *