Prefeitura de Diadema investe em capacitação para profissionais da Educação

318 0

Da Redação – Na última semana, a Prefeitura de Diadema realizou, no CEU das Artes, mais uma formação para os educadores do Programa Cidade na Escola. A formação ocorre bimestralmente e tem como foco os educadores do Programa Cidade na Escola e os articuladores e monitores do Circo-Escola.

Durante a capacitação, cerca de 150 profissionais participaram da Oficina “Práticas Leitoras” com os agentes de cultura e contadores de história André Santos de Andrade e Margarete Silva, e da Oficina “Capoeira: práticas para uma educação integral”, com a professora, diretora e capoeirista Samila Zambetti.

O objetivo é discutir questões teóricas e práticas que buscam o planejamento de ações, aulas e atividades que ofereçam o desenvolvimento integral dos alunos da Rede Municipal, inseridos no programa Cidade na Escola.

“O mundo atual exige profunda reflexão sobre o perfil do estudante que queremos formar. Para os educadores do Programa, universitários em formação, estes momentos são uma grande escola e contribuem potencialmente para exercerem com competência a docência nos próximos anos”, afirmou a secretária de Educação, Tatiane Ramos.

Para a coordenadora Renata Seguchi, é necessário que os educadores criem novas ações com o aprendizado da formação, visando o protagonismo. “As nossas formações são práticas. Os participantes recebem muitos exemplos de atividades para que possam elaborar novos conteúdos dentro da sala de aula”.

A articuladora da EMEB José Rodrigues Pinto, Joyce Rodrigues da Silva, explica o impacto dessas ações no dia a dia. “No Programa, trabalhamos com crianças que são indisciplinadas e quando levamos essas atividades para elas, é muito diferente. Melhora a concentração, muda a disciplina e isso se reflete em sala de aula”.

Outras formações – A partir do dia 26/06, os professores, coordenadores, articuladores e gestores participarão de uma palestra sobre Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros. A formação é em parceria com a Fundacion Mapfre e será realizada em diversos pontos da cidade até 14/08. “Em Diadema, a Educação tem estreita sintonia com o educar e cuidar. O objetivo desta formação é instrumentalizar os nossos profissionais com o repertório necessário que possibilite agir com eficiência em situações imprevistas”, ressaltou a secretária de Educação, Tatiane Ramos.

Além disso, no dia 28/06, no Quarteirão da Saúde, terá uma palestra sobre interdisciplinaridade com Neuza Gueli e Débora Marreiro, que tem como objetivo destacar a importância da troca de conhecimento e ampliação das oportunidades educativas.

Essas atividades vem contribuindo para a melhora do atendimento oferecido aos estudantes. Prova disso é o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de 5,9, em 2013, para 6,3 em 2015. O índice supera a meta inicial de 5,1 e chegou ao projetado para o ano de 2017.

Além do IDEB, Diadema conquistou outros avanços na aprendizagem como nota 5,1 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), nota A em Educação pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e o Prêmio Itaú-Unicef 2015, categoria microporte, concorrendo com o trabalho desenvolvido pelo grupo Matéria Rima em parceria com o programa Cidade na Escola, na EMEB Sagrado Coração de Jesus.

Programa Cidade na Escola – O Programa Cidade na Escola tem o objetivo de incentivar a educação integral. Iniciado em 2013, é voltado para crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, com vulnerabilidade social ou dificuldade de aprendizagem. Para os estudantes do 4º e 5º anos há parceria como Instituto Cultural e educacional “Matéria Rima”, que também atende os mesmos critérios.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de Diadema investe em capacitação para profissionais da Educação"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *