Prefeitura de Diadema inicia Pré-Conferências do Idoso

194 0

Da Redação – Nesta segunda-feira, 18/02, a Prefeitura de Diadema deu início às Pré-Conferências do Idoso, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC). Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas”, o objetivo é reunir representantes do governo e da sociedade civil, trabalhadores, especialmente as pessoas idosas, para debater os principais desafios e definir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas.

“Pensar em políticas públicas com quem será beneficiado por ela, é de fundamental importância. As discussões serão realizadas de forma descentralizada até sexta-feira, 22/02, viabilizando o acesso da população e possibilitando o envolvimento na construção das políticas públicas direcionada aos idosos”, ressaltou a secretária interina da SASC, Caroline Rocha.

A primeira pré-conferência foi realizada no Centro de Convivência Municipal do Idoso (CCMI) e contou com a participação de 40 pessoas. A aposentada Shirley Aparecida Chiquete, de 64 anos, falou sobre a experiência de contribuir para a discussão. “Eu acho muito legal essa abertura para o idoso. Aqui nós temos o direito de opinar e contribuir para as políticas públicas feitas para nós”.

As Pré-Conferências contam com quatro eixos de discussão: 1: Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas (Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer), 2: Educação: assegurando direitos e emancipação humana, 3: Enfrentamento da violação do Direitos Humanos da Pessoa Idosa, 4: Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. Essas discussões serão levadas para a IV Conferência Municipal do Idoso que ocorrerá no dia 15/3, na RECAD (Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente).

“Os grupos menores possibilitam uma abrangência maior dos temas e conversas mais aprofundadas. O Brasil tem uma previsão de triplicar a população idosa e essa participação ativa na discussão de políticas públicas é muito importante”, explicou a assistente social, Valeria Giovannetti, da Naval Consultoria, que está fazendo a mediação metodológica das Pré-Conferências.

A próxima pré-conferência será amanhã, 19/02, no Clube Mané Garrincha, às 13h. A programação completa está no site da Prefeitura de Diadema (www.diadema.sp.gov.br).

Hoje, há cerca de 40 mil idosos no município de Diadema. Destes, 462 estão cadastrados no Centro de Convivência Municipal do Idoso (CCMI) e 230 no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Instituto Enéas Tognini.

O CCMI é um órgão da Secretaria de Assistência Social e Cidadania que oferece aos idosos diversas oficinas como tricô, crochê, pintura em tecido, pintura de tela, patchwork (trabalho com retalhos), dança cigana e do ventre, zumba, carimbó e também atividades como tênis de mesa, ginástica com treino funcional e dominó. As oficinas são realizadas com o propósito de levar serviço de convivência e fortalecimento de vínculos entre os idosos e a comunidade.

Além disso, o município conta com o Conselho Municipal do Idoso (CMI) que tem como objetivo auxiliar a Prefeitura a fiscalizar e melhorar a qualidade de vida dos idosos, dando espaço para que esta parcela da população seja ouvida. O CMI é um órgão de deliberação da política municipal do idoso e de fiscalização de entidades de atendimento, sendo um instrumento fundamental para o controle social das políticas voltadas ao idoso.

Em 2018, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, recebeu o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo incentivar os municípios no desenvolvimento de ações que promovam a qualidade de vida dos idosos, premiando com uma certificação os que cumprirem progressivamente as etapas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de Diadema inicia Pré-Conferências do Idoso"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *