Prefeitura de Diadema firma parceria com o Centro Cultural Okinawa

1043 0

Da Redação – A Prefeitura de Diadema firmou parceria com o Centro Cultural Okinawa Brasil para utilização do complexo. Serão desenvolvidas atividades esportivas e visitas monitoradas com os alunos da rede municipal, jovens da comunidade e grupos organizados da cidade que queiram conhecer o espaço.

“Iremos disponibilizar toda a infraestrutura do Centro Cultural para a comunidade. Nosso objetivo é que tenha a troca de culturas entre Okinawa (cidade japonesa) e o Brasil. Espero que este conhecimento, intercâmbio, agregue na vida dos alunos e das pessoas da cidade”, comentou o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimakukuro.

O Centro Cultural Okinawa Brasil, localizado no Centro, foi inaugurado em 1971. Ele faz parte do patrimônio cultural da cidade. Em sua área há um Museu Cultural Histórico e Artesanal e Memorial do Imigrante. O paisagismo tem traços orientais, há um lago que reproduz, no formato, o mapa das ilhas japonesas.

No CCOB são realizados eventos para a comunidade Okinawana, como encontros de karaokê, concurso da Miss Okinawa, jogos de tênis, festival das cerejeiras, atividades dos escoteiros, entre outras.

Em agosto, os moradores da comunidade poderão utilizar de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e um final de semana por mês, as quadras de vôlei, basquete, campo de atletismo e ainda participar das aulas da escolinha de futebol e utilizar o salão de eventos.

A Prefeitura vai realizar serviços de manutenção, como roçada do mato, poda de árvores e pintura.

110 anos da Imigração Japonesa

No mês de agosto serão comemorados 110 anos da Imigração Okinawa no Brasil. Nos dias 3, 4, e 5 de agosto serão realizados diversos eventos em São Paulo e em Diadema. No dia 5 de agosto, no Centro Cultural Okinawa Brasil em Diadema, será realizado uma cerimônia em comemoração a data. A partir das 10h terá homenagem para os idosos, beneméritos e shows de danças brasileiras. A comitiva de Okinawa também estará presente, além de autoridades municipais.

Eiki Shimakukuro, presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, imigrou aos oito anos com a família para o Brasil. “O Brasil é um país dos imigrantes e recebeu muito bem o nosso povo de Okinawa, que chegou de barco há 110 anos. Ao longo deste tempo conseguimos contribuir com o Brasil nas boas coisas da cultura de okinawa, que tem um povo bastante solidário e alegre”, comentou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de Diadema firma parceria com o Centro Cultural Okinawa"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *