Prefeito Paulo Pinheiro devolve sorriso ao povo de São Caetano

677 0

Da Redação – O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, está literalmente devolvendo o sorriso ao povo da cidade. Muito além disso. Está melhorando a autoestima dos seus moradores. Isso porque, no sábado (3/10), a Prefeitura deu início ao 1º Mutirão de Prótese Dentária do Programa Fila Zero. Na ocasião, foram atendidas 150 pessoas no primeiro dia da ação, o que superou a expectativa do setor de Odontologia da Secretaria de Saúde. Estavam previstos 100 pacientes pré-agendados, mas outros 50 apareceram de forma espontânea.

A iniciativa inédita seguirá nos três próximos sábados (10, 17 e 24/10), das 8h às 12h, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria Domingas Robilota Torres (Rua Lourdes, 525, Bairro Nova Gerty). A previsão de entrega das 300 próteses totais (superiores e inferiores) é para o dia 7 de novembro. “É um trabalho artesanal. Até hoje, ninguém inventou nada diferente neste tipo de conduta. Vi a sequência até a confecção da prótese. É uma ação muito bonita. O que queremos é atingir toda a população que vai precisar de uma prótese. Ao longo do tempo, nós vamos zerar a fila”, afirmou Paulo Pinheiro, que esteve acompanhando todos os procedimentos odontológicos no local.

“Muita gente me agradeceu. Também agradeceu a Saúde e a administração em geral por ter esse benefício. E com essa celeridade que não tinha antes. Isso nos dá aquela sensação de querer fazer mais, com uma responsabilidade maior. O que a gente quer é deixar o paciente feliz e alegre e que autoestima dele melhore bastante, sabendo que está sendo amparado”, ressaltou.

A vida de muita gente está mudando para melhor. É o caso de Maria Anita Alves Augusto, moradora do Bairro Cerâmica, que perdeu os dentes quando ficou doente e que agora é só alegria. “Tinha vergonha de sair na rua sem os meus dentes. Vão me dar de volta. Eu adorei. Todo mundo aqui é gente boa. Fiquei muito feliz mesmo. Obrigado ao prefeito”, agradeceu emocionada.

João Muniz do Nascimento, outro morador do Bairro Cerâmica, avaliou o atendimento da Prefeitura como ótimo. “100%. Vão resolver o problema. Fiz as minhas próteses há cerca de oito anos atrás. A situação delas não está nada boa. E agora vão resolver. De maneira rápida. Fiquei bem contente e feliz.”

O secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez, observou que o Programa Fila Zero é o guarda-chuva de várias ações, como os mutirões, sejam os mensais que abrangem diversas especialidades ou os específicos. “É um trabalho muito positivo. As pessoas estão reconhecendo e tendo a oportunidade de solução de seus problemas dentários. Os funcionários estão empenhados. De uma forma geral, estamos muito felizes com os resultados que temos obtidos. Se a população estiver feliz, nós também estaremos.”

Segundo a responsável técnica da Odontologia de São Caetano, Suzete Consulini, além de zerar as demandas reprimidas de próteses dentárias totais na rede municipal, o objetivo é resgatar a dignidade, proporcionando saúde e bem-estar à população. “A Central de Agendamento entrou em contato com todos os munícipes dentro desse perfil. O procedimento normal dos dentistas para a confecção das próteses leva até 45 dias. São necessárias cumprir cinco etapas: molde, três provas de ajuste e, por último, a finalização”, explicou.

“Para que os serviços fiquem cada vez mais ágeis e eficientes, a meta é realizar três mutirões específicos. Os próximos dois focados somente em próteses dentárias parciais removíveis, conhecidas como pontes. Com isso, a expectativa é reduzir a fila de espera em 60%, estabilizando o atendimento do setor no Centro de Especialidades Odontológicas”, completou o coordenador de Saúde Bucal da Atenção Básica sulsancaetanense, José Maurício Oliva.

Referência nacional e bem avaliado pelos moradores, o CEO da cidade possui cinco profissionais para este trabalho. Em média, fazem 1.300 atendimentos por mês. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones 4238-0077/3026 e 4232-2362/9400, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeito Paulo Pinheiro devolve sorriso ao povo de São Caetano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *