Prefeito Paulo Pinheiro anuncia pacote com 12 ações na Saúde

1189 0

Da Redação – O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, anunciou em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (13) o Programa Saúde Pra Você – Cuidar Para o Futuro, um pacote com 12 significativas ações na área, que prevê a modernização, inovação e ampliação do acesso ao Sistema de Saúde Pública Municipal. São investimentos no Programa Terceiro Turno nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três mutirões de atendimento e um educativo, além da Farmácia no Parque e da nova frota da Saúde.

“Nós temos trabalhado para trazer diversas melhorias para a Saúde de São Caetano, que já é boa. Procuramos fazer ainda mais. É um setor complexo de qualquer administração municipal. Vamos fazer o máximo. Queremos que os moradores se sintam amparados pelo poder público em todas as esferas, principalmente na Saúde. Não vamos parar por aí. Teremos cada vez mais outros programas. Estamos realmente atentos”, ressaltou Paulo Pinheiro.

Nesta terça-feira (13/10), a Prefeitura abrirá a terceira unidade do Terceiro Turno, a UBS Amélia Locatelli (Alameda João Galego, 01, Bairro Santa Maria), de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h. Para se ter uma ideia do sucesso do projeto, a UBS Nair Spina Benedicts, a primeira contemplada em julho, já realiza uma média de 1.600 atendimentos por mês. Isso favorece, especialmente, os moradores que trabalham ou estudam durante o dia, que agora poderão contar com serviço ágil e eficiente perto de suas casas.

O secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez, pontuou o impacto positivo indireto. “Após a implantação do Terceiro Turno, tivemos a diminuição de 25% na procura dos moradores pelo pronto-socorro, desafogando os atendimentos. A nossa meta é implantar o programa em mais duas unidades até o fim do ano, totalizando cinco. Com isso, a meta é chegar a uma redução de 50%, que trará ainda mais rapidez e qualidade de atenção”, explicou.

“Estamos trabalhando com um serviço inovador de triagem na Escala de Manchester no PS, que tem sido fundamental para determinar o grau de necessidade de cada paciente por escala de cores. Antes, as pessoas demoravam entre 5 e 6 horas de espera para serem atendidas. E hoje caiu para entre 40 minutos e 1 hora. São as somatórias de esforços e estratégias que fazem a Saúde de São Caetano mais ágil e eficiente”, completou Jesus.

Também foi lançado o Programa Especialista Perto de Você no Terceiro Turno do Centro Policlínico Gentil Rstom (Avenida Tietê, 301, Bairro Nova Gerty). A partir desta quarta-feira (14/10), às 19h, serão oferecidas consultas médicas nas cinco especialidades de maior demanda na rede municipal: Dermatologia (segunda-feira), Cardiologia (terça-feira), Otorrinolaringologia (quarta-feira), Ginecologia e Obstetrícia (quinta-feira) e Neurologia e Neurocirurgia (sexta-feira). A capacidade de atendimento diária será de 20 pacientes pré-agendados pela Central de Agendamento e Regulação e 20 em demanda espontânea.

Novos equipamentos de imagem (dois raios-X digitais) serão entregues pelo chefe do Executivo sulsancaetanense na quinta-feira (15/10), às 10h, nos hospitais municipais de Emergências Albert Sabin e Maria Braido. No mesmo dia, às 19h, a Saúde lança o Mutirão Educativo. O primeiro tema será Osteoporose, com palestra do Dr. Rubens Amaral, no salão da Paróquia Nossa Senhora da Prosperidade (Praça da Riqueza, 11, Bairro Prosperidade).

Fim de semana – No sábado (17/10), das 8h às 13h, no Hospital São Caetano (Rua Espírito Santo, 277, Bairro Santo Antônio), a Prefeitura promove o Mutirão da Saúde da Mulher, em alusão ao Outubro Rosa. A sexta edição mensal focará na prevenção aos diversos tipos de câncer femininos. A Ginecologia terá agenda aberta dos atendimentos. Ao todo, são mais de 22 especialidades sendo preparadas e 40 profissionais da Saúde mobilizados para o evento.

Já no domingo (18/10), às 9h, em frente ao Centro Integrado de Saúde e Educação (CISE) João Castaldelli (Avenida Presidente Kennedy, 2.400), ocorrerá a entrega de 17 novos veículos da frota da Saúde, sendo 10 ambulâncias. Na sequência, o Fundo Social de Solidariedade e a Rede Feminina de Combate ao Câncer realizam a Caminhada Outubro Rosa.

Novembro e dezembro – Em novembro e dezembro, serão mais cinco ações. Em 7/11, às 8h, a entrega de 200 próteses dentárias (superiores e inferiores) para 100 pacientes pré-agendados do 1º Mutirão de Prótese Dentária do Programa Fila Zero, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria Domingas Robilota Torres (Rua Lourdes, 525, Bairro Nova Gerty).

No dia 8/11, às 10h, inauguração da nova Farmácia no Parque, no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica), que oferecerá itens da cesta básica de medicamentos aos fins de semana e feriados, das 8h às 17h, quando os munícipes não tem acesso. Em 14/11, às 9h, terá a Campanha de Prevenção de Doenças Arteriais no mesmo local.

Mais dois mutirões do Fila Zero fecharão o pacote. No dia 21/11, das 8h às 13h, no Hospital São Caetano, o Mutirão da Saúde do Homem. E em 4/12, das 8h às 17h, acontecerá o 2º Mutirão de Oftalmologia na Unidade de Saúde Oftalmológica Dr. Jaime Tavares (Rua Peri, 361, Bairro Santa Paula).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeito Paulo Pinheiro anuncia pacote com 12 ações na Saúde"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *