Prefeito Orlando Morando entrega a 13ª Praça-Parque

2057 0

Texto: Kati Dias – Fotos: Ricardo Cassin

Da Redação – Durante o mês de aniversário de 465 anos de São Bernardo, os moradores do Jardim Thelma acabaram de ganhar um novo espaço de lazer no bairro: a total revitalização da Praça Manoel Augusto Moreira Martins. O espaço, antes degradado, transformou-se na 13ª Praça-Parque, iniciativa da Prefeitura de São Bernardo que revitaliza próprios públicos em local de atividades e bem-estar para crianças, jovens, adultos e idosos.

Inserida no calendário de festejos da cidade, a solenidade de entrega que ocorreu na noite desta sexta-feira (10/08) contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do secretário de Serviços Urbanos, Mário Orsolan, demais autoridades, vereadores, lideranças e moradores.

Numa área de 1.305 m², a nova nova área no Jardim Thema inclui área de convívio com bancos e mesa de dominó, playground, academia ao ar livre, pista de caminhada, plantio de gramas e de 47 árvores nativas, colocação de papeleiras, calçada nova com acessibilidade, espaço pet, nova iluminação, pintura geral, fechamento com gradil com três portões e muretas, além da instalação de campainha. Com investimento de cerca de R$ 150 mil, a intervenção foi feita com recursos próprios da Prefeitura com mão de obra da Secretaria de Serviços Urbanos.

Amplamente aprovado pela população, o programa Praça-Parque é a projeção de um conceito de área de lazer. “A praça é um importante equipamento de lazer para a população, mas se não mudar o modelo este espaço pode trazer inúmeros problemas, tornando-se um local para usuários de droga e descarte de lixo. O modelo trazido pelo Programa Praça-Parque é inovador, pois o espaço é totalmente reformado, sendo fechada à noite. A chave fica com os moradores. Essa iniciativa traz muito mais segurança. Doze praças-parque foram inauguradas na cidade e não houve qualquer tipo de problema, pois a comunidade aderiu à iniciativa usando e conservando o local”, disse o prefeito Orlando Morando.

O auxiliar de produção Mateus Ferreira Barros, de 22 anos, não escondeu a alegria pela conquista. Presidente da torcida do Jardim Thelma, o jovem foi o responsável por organizar um mutirão, que reuniu cerca de 500 pessoas, que ajudou na limpeza da praça, antes da assinatura da ordem de serviço. “Esse espaço estava totalmente abandonado, cheio de entulho. As crianças não tinham onde brincar. Estamos muito felizes com a atenção que recebemos da Prefeitura. Tenho certeza de que esse espaço trará muita alegria aos pequenos”, afirmou. O comerciante Edilson Gonçalves de Barros, de 70 anos, pai de Mateus, ficará responsável pela abertura e fechamento da praça-parque.

Programa Praça-Parque – Esta gestão já entregou, desde janeiro de 2017, as seguintes praças-parque: Zumbi dos Palmares (Jardim Calux), Antonio Rodrigues Filho (Assunção), Bandeirantes (Jardim das Orquídeas), Maria Escolástica da Conceição Nazaré (Jardim Cláudia), Samuel Wainer (Baeta Neves), Trabalhador (Jardim Silvina), Aldino Pinotti (Assunção), Indu Rovai (Rudge Ramos), Lauro Gomes (Centro), Professora Maria do Socorro Silva (Jardim Jerusalém), Ginásio de Esportes José Vicente Lopes, Tozinho, (Jardim do Lago) e Vinícius Vilela (Vila Ferreira).

As próximas regiões a serem contempladas com o projeto são o Assunção (Praça Giuseppe Stangorlini), Parque Selecta (Praça da Av. Pedro Mendes) e da rua Jacquey, no Rudge Ramos (próximo à Avenida Lauro Gomes).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeito Orlando Morando entrega a 13ª Praça-Parque"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *