Prática de esportes olímpicos e paralímpicos norteia programação do Sesc Verão

1289 0

Da Redação – Os Jogos Olímpicos Rio 2016, o maior evento esportivo do planeta, serviram de inspiração para a 21ª edição do Sesc Verão. Entre os dias 8 de janeiro e 28 de fevereiro, a rede de unidades do Sesc São Paulo levará ao público a possibilidade de conhecer e praticar cerca de 70 modalidades olímpicas e paralímpicas, além dos esportes que buscam integrar o rol de Modalidades Olímpicas nas edições dos Jogos de 2020 e 2024.

Norteada pelo tema “Qual o Esporte que te Move?”, a programação do Sesc Verão 2016 busca sensibilizar as pessoas para a importância da inclusão do esporte e da atividade física no dia-a-dia. Para tanto, unidades do Sesc na capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado e espaços públicos receberão atividades esportivas, torneios, campeonatos, além de aulas abertas, clínicas, vivências e bate-papos com importantes nomes do esporte nacional. Vale destacar ainda que serão montadas exposições sobre cada modalidade de programação, reforçando a importância da cultura esportiva.

Para o diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, “como o esporte está, literalmente, ‘em jogo’, o projeto busca também reforçar o propósito do Sesc como instituição de difusão da cultura esportiva, trazendo o esporte institucionalizado, codificado e apresentado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, de maneira aprofundada e qualificada, democrática, possível e acessível para todas as pessoas”.

Dentro dessa premissa, o projeto pretende também apresentar ao público as opções de esportes menos conhecidos – e, por consequência, menos praticados – e difundir e valorizar modalidades paralímpicas, muitas vezes praticadas somente por atletas de alto rendimento ou com alguma deficiência.

“Qual o Esporte que te Move?” – Para a edição 2016, o Sesc Verão dá sequência ao ciclo “Esporte para Todos”, ou “Esporte de Participação”, iniciado na edição 2012, com o objetivo de promover a prática lúdica e prazerosa do esporte para todas as pessoas. Nas últimas edições, o projeto tem apontado questões como a motivação e importância da identificação com a prática para uma mudança permanente de comportamento, a possibilidade de qualquer espaço poder se tornar um local de prática esportiva, a importância de colocarmos “na agenda” o tempo para a prática da atividade física e o fato de que esporte não tem idade, podendo ser praticado por todos.

Para Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-esportivo do Sesc São Paulo e gestora do projeto, “o Sesc Verão é uma das ações do Sesc em favor da Campanha Move Brasil, portanto, aproveitando o momento ímpar de realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, a proposta é evidenciar mais ainda o esporte e colocar o país em movimento, ampliando o número de praticantes e amantes do esporte, já que as pesquisas recentes apontam um quadro alarmante de sedentarismo entre os brasileiros”.

Sedentarismo no Brasil – O país vive um momento paradoxal. Em 2016 completa-se um ciclo de 10 anos de importantes realizações esportivas, recebendo grandes eventos como os Jogos Pan-americanos (2007), os Jogos Mundiais Militares (2011), a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo FIFA de Futebol (2014), encerrando-se com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos (2016). Ao mesmo tempo esse movimento em torno do esporte no Brasil não implicou num aumento de praticantes.

Recente pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Esporte aponta que 67 milhões de brasileiros, com idades entre 14 e 75 anos, são sedentários. A pesquisa Diesporte (Diagnóstico Nacional do Esporte) aponta que 45,9% da população brasileira é considerada sedentária sendo o sudeste a região com maior índice de sedentarismo (54,4%).

“Este fato reforça a importância da difusão da cultura esportiva e o incentivo à prática por meio de projetos como o Sesc Verão, que sensibiliza as pessoas para a importância da inclusão do esporte e da atividade física no dia-a-dia, em benefício do bem estar e da qualidade de vida”, completa Maria Luiza Souza Dias.

SESC VERÃO 2016 – “Qual o Esporte que te Move?”, de 8 de janeiro a 28 de fevereiro, em todas as unidades do Sesc São Paulo. Programação completa no portal: www.sescsp.org.br/sescverao

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO – GRANDE SÃO PAULO (Janeiro)
A partir do dia 08 de janeiro, a edição 2016 do Sesc Verão convidará a população a participar de diversas atividades nas unidades do Sesc São Paulo, além de espaços públicos e Estações da CPTM, especialmente criados para estimular a prática esportiva. Haverá ainda uma série de encontros, vivências e bate-papos com atletas, ex-atletas e treinadores do esporte nacional e importantes nomes que participarão dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro.

Nos encontros, os atletas darão detalhes sobre suas modalidades, suas experiências como esportistas, além de explicar os fundamentos básicos do esporte para o público. Haverá também atividades especiais criadas nas estações da CPTM Osasco (Sesc Osasco) e São Caetano do Sul (Sesc São Caetano).

Entre os destaques da programação estão os espaços criados nas unidades inspirados em modalidades esportivas ou mesmo na cidade do Rio de Janeiro, sede dos jogos, como é o caso da ambientação “Qual é o Esporte que te Move?” (Sesc Vila Mariana), com cenografia remetendo à Lagoa Rodrigo de Freitas e à Pedra da Gávea. Já no Sesc Santana, será montada uma Arena Sesc de Ginástica Artística em que o público poderá brincar com movimentos realizados em aparelhos como argolas, barras, trampolins e traves, enquanto o Sesc Santo Amaro terá um Centro de Saltos, composto por dois trampolins acrobáticos, dois minitramps, um tumbletrack e um tablado central feito de EVA.

No clima de esportes de praia, a arena Esportes na Areia (Sesc Belenzinho) receberá vivências e jogos  de esportes praticados na areia como Vôlei, Frescobol, Futebol e Futevôlei. O  Sesc Pompeia contará com uma Arena de Patinação Artística aberta ao público para vivenciar a modalidade com orientação de profissionais, enquanto  o Sesc Ipiranga criará um espaço de Golfe customizado com luzes de LED, criando uma atmosfera colorida e divertida para a prática. Já a unidade de Pinheiros montará uma instalação cenográfica interativa com base no tiro com arco e no nado sincronizado, possibilitando ao público senti-las e experimentá-las por meio de espaços para a prática e diversos recursos para a exploração sensorial, como projeções e audições.

Já entre os encontros, bate-papos, vivências e demonstrações com atletas, o Sesc Verão 2016 receberá nomes como Arthur Zanetti e Jade Barbosa (ginástica artística); Fabiana Murer, Thiago Caffé, Robson Caetano da Silva e Terezinha Guilhermina (atletismo); Alisson Ceruti e Bruno Schmidt (vôlei de praia); Lars Grael (vela); Hugo  Hoyama, Caroline Kumahara e Lígia Silva (tênis de mesa); Fernando Meligeni (tênis); Marcel Stürmer (patinação artística); Sandro Dias (skate); Djalminha, Ademir da Guia e Zé Maria (futebol), Aline Pellegrino e Formiga (futebol feminino); Marilson Gomes (maratona); José Paulo Sabadini, Jairo Klug, Lucas Pagani e Claudia Dos Santos (remo paralímpico), entre muitos outros.

A seguir os destaques da programação, ordenados por data, realizados pelas unidades do Sesc da Grande São Paulo, divididos em quatro segmentos:  atividades em espaços públicos e estações da CPTM e do Metrô; exposições e instalações interativas; demonstrações, vivências e bate-papos com atletas e recreações, oficinas  e aulas abertas.

ATIVIDADES EM ESPAÇOS PÚBLICOS E ESTAÇÕES DA CPTM E DO METRÔ

CARRETA MOVE BRASIL (Sesc São Caetano)
Diversas possibilidades de prática e vivência do esporte e da atividade física levando aos parques, às praças e às ruas uma amostra dos programas realizados nas unidades do Sesc como a Ginástica Multifuncional, o Programa Sesc de Esportes e a Recreação. Livre. Grátis.
25/01 a 25/02. Segunda a sexta, das 8h às 11h e das 18h às 21h – Espaço Verde Chico Mendes – Rua Fernando Simonsen, 566 – Cerâmica – São Caetano do Sul

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prática de esportes olímpicos e paralímpicos norteia programação do Sesc Verão"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *