Poupatempo tem avaliação positiva recorde de 99% em pesquisa de satisfação com usuários

440 0

Da Redação – O Poupatempo obteve índice recorde de 99% de aprovação da qualidade dos serviços prestados à população, segundo a pesquisa anual de avaliação feita entre os dias 21 e 26 de novembro do ano passado. O anúncio foi feito pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em visita surpresa ao Poupatempo Luz neste sábado, 11, que teve 100% de aprovação.

“Quero cumprimentar os funcionários do Poupatempo pelo serviço eficiente e moderno que prestam à população de São Paulo”, disse o governador, destacando o uso de novas tecnologias como aplicativos e coleta biométrica de dados dos cidadãos. Durante a visita, o governador tirou fotos com usuários e cumprimentou pessoalmente dezenas de funcionários.

A pesquisa foi realizada pela empresa de inteligência de mercado Praxian. Foram entrevistados 8.497 usuários logo após o atendimento em 72 unidades fixas e uma móvel do Programa Poupatempo. Para 99% dos entrevistados, o Poupatempo é avaliado como ótimo ou bom. Em 27 unidades, o índice dos que consideram o serviço ótimo ou bom foi de 100%.

Desde que foi criado, há 20 anos, o Poupatempo sempre obteve elevada aprovação em pesquisas com usuários, mas é a primeira vez que o total dos que consideram o serviço bom ou ótimo atinge os 99%. Nas pesquisas realizadas nos últimos três anos anteriores, a média de ótimo e bom do Poupatempo ficou em 97%, nota máxima obtida desde 2001, quando foi feito o primeiro levantamento sobre a imagem do programa.

Para o superintendente de Novos Projetos do Poupatempo, Ilídio Machado, o resultado positivo da pesquisa é fruto do investimento em novos canais de atendimento eletrônico e do agendamento, instituído para evitar que os usuários precisem esperar para serem atendidos. Desde o ano passado os cidadãos já podem escolher pelo celular o dia e a hora em que desejam ser atendidos, através do aplicativo SP Serviços. O agendamento também pode ser feito pelo portal ou pelo telefone, pelo Disque Poupatempo.

O Poupatempo investe atualmente em outras alternativas tecnológicas, como os equipamentos de autoatendimento, já instalados em 19 unidades, para facilitar o acesso a serviços públicos.

Outra novidade é o atendente virtual, um sistema de inteligência artificial que interage com os usuários pela internet ou redes sociais. O atendente foi desenvolvido pela Nama, uma das empresas de tecnologia selecionadas no edital do Pitch Gov, iniciativa do Governo de São Paulo para buscar soluções inovadoras para serviços ao cidadão.

O tempo de espera para ser atendido no Poupatempo, segundo a pesquisa, é de apenas cinco minutos e cinco segundos em média, considerando os principais serviços (IIRGD, Detran e Sert). O tempo mínimo registrado é de 1 minuto e quatro segundos, e o máximo de 21 minutos e 45 segundos.

O objetivo da pesquisa anual é identificar o grau de satisfação da utilização de serviços e canais de informação do Poupatempo, programa criado em 1997 pelo ex-governador Mario Covas para facilitar a vida dos cidadãos.

Entre as frases que mais descrevem o Poupatempo, segundo os entrevistados, destacam-se as seguintes: “Tem funcionários bem treinados’; “Dá um bom atendimento ao usuário”; “Tem funcionários atenciosos”; “Tem poucas filas”; “Respeita o cidadão”; “É bem organizado”; “É um orgulho para São Paulo”.

Programa Poupatempo – O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 524 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel, que atendem mais de 180 mil cidadãos por dia.

Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual de satisfação, o Poupatempo obteve 99% de aprovação dos usuários. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Poupatempo tem avaliação positiva recorde de 99% em pesquisa de satisfação com usuários"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *