Por que ter um planejamento para a terceira idade?

360 0

Pensar em como será a vida é importante para ter tranquilidade

Da Redação – Com a estimativa de vida cada vez maior, o número de pessoas que chegam à terceira idade cresce exponencialmente no país e a previsão, segundo dados do IBGE, é que até 2060 ultrapasse o número de jovens.

A chegada da velhice é um assunto ainda considerado tabu em muitas famílias, mas é muito importante ter um plano para uma vida tranquila na aposentadoria. Não é apenas a questão financeira, mas pensar na qualidade de vida e dividir as vontades com todos os envolvidos é fundamental. “Além dos cuidados preventivos com a saúde e o planejamento financeiro para a aposentadoria, existem questões relacionadas à companhia para essa fase e qual o melhor lugar para morar levando em consideração todas as adaptações e praticidades que a ‘melhor idade’ precisa”, afirma Marcella dos Santos, enfermeira chefe do Grupo DG Sênior.

Ficar em casa e fazer reformas e adaptações, ir para casa de parentes ou optar pelo cuidado em lares especializados? Confira 5 vantagens de se escolher viver em um lar especialmente projetado para receber o público idoso.

  • Independência – é importante que o idoso se defina como capaz e independente quando chega a hora da decisão.
  • Convivência – Ter atividades cotidianas específicas para eles e com pessoas com o mesmo objetivo e mesma condição física e motora.
  • Não se sentir um fardo – Ter a família por perto para lazer e festejos é importante, mas é essencial que o idoso se sinta bem-vindo e não um problema a ser resolvido.
  • Cuidados especiais – Num lar especializado, o idoso tem um atendimento focado nas suas necessidades, incluindo dieta, medicamentos e médico geriatra regular, além de ter profissionais qualificados para atendimento rápido e emergencial quando necessário.

“Os tempos estão mudando, a ideia de morar num residencial para idoso deixou de ser vista como abandono para ser encarada como um ato de amor e cuidado, dando assistência e independência na medida certa”, finaliza Marcella.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Por que ter um planejamento para a terceira idade?"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *