População do RJ vai receber celular, gratuitamente, alertas de desastres naturais

561 0

Da Redação – O período de chuvas de verão começa e traz com ele muitos transtornos para a população. Por isso, por iniciativa da Defesa Civil Nacional do Ministério da Integração, os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo começam nesta segunda-feira (18/12) a receber diretamente em seus celulares alertas da Defesa Civil em caso de desastres naturais, com inundações, deslizamentos e vendavais. O serviço é gratuito.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Elcio Barbosa, falam sobre o tema com a imprensa a partir das 10h desta segunda-feira (18) na sede do Cenad em Brasília.

Cases e aprendizados do período piloto da operação, números e expectativas, bem como o funcionamento do sistema e a adesão dos outros estados estarão entre os temas abordados. Até o mês de março de 2018, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal oferecerão o serviço.

Inédito no país, o sistema oferece às pessoas a chance de terem, diretamente em seus telefones, as condições e alertas para tomar providências rápidas e evitar que sejam atingidas por desastres. Os alertas foram testados durante seis meses em 25 cidades de Santa Catarina e Paraná.

Mais de 1 milhão de usuários já optaram por receber os alertas, em um processo bastante simples. O Japão, país que convive com variedade de desastres naturais, começou a utilizar o alerta em 2007. Agora, Japão e Brasil mantêm parceria para troca de conhecimento..

Serviço – Alertas de desastres naturais chegam no celular da população do RJ, RS e ES. Evento com as participações do ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, e Elcio Barbosa, diretor do Centro de Monitoramento de Desastres da Defesa Civil, nesta segunda-feira (18/12), às 10h, na Sede do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) (Setor Policial Sul, Edifício Censipam, Quadra 3, Área 5, Bloco K, Térreo

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "População do RJ vai receber celular, gratuitamente, alertas de desastres naturais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *