Plano de patrulhamento aéreo avança para a fase de licitação

475 0

Da Redação – Com a finalização do termo de referência para o plano de patrulhamento aéreo regional, que deve trazer mais segurança para o morador da região, com sobrevoos e comunicação mais ágil com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, a iniciativa avançou para a fase de licitação. O andamento do projeto, ação inédita em nível nacional, integrou a pauta da assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal, realizada nesta terça-feira (4).

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública, Carlos Alberto dos Santos, informou os prefeitos sobre os últimos apontamentos e contribuições realizados por gestores e técnicos dos munícipios. O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, afirmou que o objetivo é concluir este processo até o fim do ano. “O termo de referência está pronto, o que possibilita a abertura do processo de licitação. Visando melhorar a segurança do ABC, a nossa meta é terminar a atual gestão com isso contratado”, explicou Morando.

O plano de patrulhamento aéreo regional será realizado pelas Guardas Civis Municipais (GCMs). Conforme a análise realizada pelo GT Segurança Pública, que contou com apoio da equipe do helicóptero Águia, da Polícia Militar, a implementação do patrulhamento aéreo é necessária para região.

Lacre solidário

Os prefeitos aprovaram o apoio do Consórcio à Campanha Lacre Solidário, iniciativa socioambiental que recolhe os lacres das latas de bebidas e realiza a troca deles por cadeiras de rodas, beneficiando pessoas e entidades necessitadas. Desenvolvida pelo Instituto Entre Rodas, a ação busca ainda fomentar uma cultura voltada ao cuidado com o meio ambiente, estimulando o consumo consciente.

Por meio do apoio do Consórcio, serão instalados pontos de coleta dos lacres nos munícipios do ABC, inclusive na sede da entidade regional, conforme explicou o coordenador do GT Pessoa Com Deficiência, Luís Kassab. “A campanha conta com a ajuda de cooperativas de catadores e empresas para comercializar dos lacres que serão trocados por cadeiras de rodas, fabricadas sob medida para as crianças que vão usá-las. A força do Consórcio vai reforçar a arrecadação dos lacres”, disse Kassab.

O presidente do Consórcio destacou o caráter de esclarecimento da campanha. “Muita gente ainda acha que isso é um mito, mas os lacres de latas podem ser realmente trocados por cadeiras de rodas. Vamos dar nosso apoio, pois é uma iniciativa que colabora com o meio ambiente e tem um viés solidário muito importante”, afirmou Morando.

Turismo

A reunião também contou com uma apresentação do Plano Regional de Desenvolvimento Turístico, desenvolvido pelo Consórcio. A iniciativa complementa os Planos Municipais de Turismo contratados pela entidade regional e entregues neste ano a Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e Rio Grande da Serra, cidades que ainda não contavam com o instrumento. “É uma iniciativa que demanda investimento e passará por uma análise. Dentro desse plano há questões como melhoria na sinalização e como fomentar efetivamente o papel das cidades no que compete ao turismo”, afirmou o presidente do Consórcio.

Ainda nesta temática, o secretário de Obras de Ribeirão Pires, Taka Yamauchi, apresentou aos prefeitos o Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), financiado pelo Ministério do Turismo. A iniciativa é desenvolvida com o planejamento das áreas turísticas prioritárias, seguido da proposição de intervenções públicas para que o turismo venha a constituir uma alternativa econômica geradora de emprego e renda. “O Prodetur é um projeto do Ministério do Turismo bastante interessante e que pode complementar o Plano Regional que desenvolvemos. Esta é uma nova fase para o Turismo para dentro do Consórcio” ressaltou Morando.

Simpósio

O secretário executivo Tunico Vieira, informou aos prefeitos sobre a organização de um simpósio de para reunir os consórcios públicos do Estado de São Paulo. O evento, previsto para 26 de novembro, contará com a presença do senador Antônio Carlos Valadares, autor do Projeto de Resolução que autoriza consórcios públicos a contratar operações de crédito.

Para o presidente do Consórcio, a importância do seminário é mostrar o papel destas entidades em apoio às administrações municipais, com destaque para os avanços obtidos após a lei que permitiu transformá-los em órgãos públicos. “O evento será realizado na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, pois este foi o primeiro consórcio público constituído no Brasil”, destacou Morando.

Fotos: Divulgação/Consórcio ABC

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Plano de patrulhamento aéreo avança para a fase de licitação"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *