Plano de Contingenciamento prepara São Caetano para as chuvas de verão

711 0

Da Redação – São Caetano está preparada para eliminar ou minimizar eventuais prejuízos que possam ser causados pelas chuvas do próximo verão. Na segunda-feira (19), o prefeito Paulo Pinheiro assinou o decreto nº 10.916, que institui o Plano de Contingenciamento para Alagamentos, Enchentes e Inundações no município, integrando diversos setores públicos nas ações de enfrentamento às possíveis ocorrências, recuperação de áreas atingidas e restabelecimento da normalidade.

O Plano de Contingenciamento baliza a conduta operacional e define as atribuições de cada departamento em situações de emergência. É gerenciado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de São Caetano, envolvendo secretarias municipais, autarquias, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), grupos de escoteiros e órgãos estadual e nacional de Defesa Civil.

Define, por exemplo, estratégias para a interdição do trânsito e para preservar a integridade de moradores e de bens materiais em eventuais emergências, proporcionando atuação sincronizada dos agentes de trânsito, da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal (GCM), policiais militares e outros. O Plano vigorará de 1º de dezembro deste ano a 15 de abril de 2016.

“O Plano de Contingenciamento ordena as ações em casos de emergência e entrosa as equipes, dando mais celeridade e eficiência ao atendimento às ocorrências e no socorro às eventuais vítimas. São Caetano está preparada para as chuvas de verão”, atesta o coordenador municipal de Defesa Civil, Carlos Eduardo Barbi.

Passo a passo – A operação especial de verão começa pela análise da Defesa Civil sobre a previsão do tempo emitida pela Casa Militar e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Em caso de chuva forte, há o auxílio fundamental do Centro de Gerenciamento de Emergências -199, que faz o monitoramento da cidade por câmeras e subsidia os demais departamentos envolvidos das informações necessárias em caso de ocorrências.

Na ação integrada, inserida no Plano de Contingenciamento, também são detalhados o alerta às comunidades e às Nupdecs, o socorro, e o apoio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social aos eventuais vitimados, com o fornecimento de materiais de limpeza, higiene e colchões.

Os telefones para suporte em situações de risco são o 199, do Centro de Gerenciamento de Emergências, o 4224-1658 e o 4224-1758, ambos da Defesa Civil.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Plano de Contingenciamento prepara São Caetano para as chuvas de verão"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *