Placas que acendem à noite para aumentar segurança de motoristas e pedestres

1241 0

Da Redação – A segurança para motoristas e pedestres está cada vez mais em evidência no trânsito de São Bernardo, que acaba de reforçar a segurança de motoristas e pedestres no entorno do Paço Municipal, onde duas placas luminosas foram instaladas embaixo do Viaduto Lucas Nogueira Garcez. Em caráter experimental, a expectativa da Secretaria de Transportes e Vias Públicas é ampliar, a partir de 2016, o projeto para os principais cruzamentos na cidade. Estão em estudo os pontos que têm grande demanda por travessia de pedestres.

placassbcAs placas, que têm imagem estilizada de um homem atravessando uma faixa, com o fundo azul, são iluminadas à noite com lâmpadas de LED (diodos emissores de luz), instaladas na base do painel, e que refletem a luz na faixa para pedestres no chão. Esse tipo de equipamento é comum em países como a Alemanha.

De acordo com a chefe de projetos de Engenharia de Tráfego Regina Romão, as placas dão maior visibilidade nos pontos mais escuros, já que a iluminação é refletida em uma grande área de abrangência da travessia. Além de pedestres, a placa pode ser vista ao longe pelo motorista. “São medidas que reforçam a sinalização e podem evitar atropelamentos, pois o dispositivo deixa motoristas e pedestres mais alertas”, explicou.

São Bernardo investe constantemente em medidas que priorizam a segurança de pedestres e reduzem acidentes de trânsito. Está em andamento na cidade a revitalização e manutenção da sinalização horizontal (pintura de solo) e vertical, que compreende implantação de semáforos, de placas de advertência, acessibilidade, travessias elevadas e redutores de velocidade. Em três meses, de agosto a outubro, as intervenções alcançaram 18 mil metros quadrados de extensão em diversas ruas e bairros de São Bernardo.

“Além de preservar vidas, as medidas ordenam e dão mais fluidez ao trânsito”, acrescenta o diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego Maurício de Souza Pereira. Outras medidas relacionadas à segurança no trânsito são as campanhas de educação e conscientização que ocorrem ao longo do ano.

Como resultado das diversas ações, São Bernardo reduziu acidentes de trânsito em mais de 50% em quatro anos. Foram 10.268 acidentes em 2010, contra 4.597 no ano passado.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Placas que acendem à noite para aumentar segurança de motoristas e pedestres"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *