PL autoriza morador a instalar eliminador de ar na tubulação de água

143 0

Da Redação – A Câmara de São Caetano do Sul votará o PL 61576/2019 que dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação de abastecimento de água do município. De autoria do vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PL) a matéria tem a finalidade de permitir ao morador a instalação de eliminador de ar nos hidrômetros de seus imóveis. Atualmente, essa prática é coibida pela concessionária de água e esgoto.

O equipamento é colocado antes do hidrômetro para impedir que o ar seja calculado na conta mensal de água do consumidor. Além disso, o aparelho preserva a vida útil dos hidrômetros, que giram em alta velocidade por conta do ar expelido na tubulação.

Conforme o texto, a instalação dos redutores deverá ser feita pelo SAESA, Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano do Sul, em um prazo de 30 dias após a solicitação do consumidor.

Figueiredo justifica que em várias cidades brasileiras onde as concessionárias instalaram o aparelho os resultados são positivos. “Queremos dar essa opção ao consumidor porque sabemos que a maioria dos hidrômetros instalados está ultrapassada e já existem no mercado hidrômetros com capacidade de medir apenas o consumo da água descartando o ar”, justifica.

Segundo o parlamentar, a ideia de apresentar o projeto levou em consideração as constantes reclamações da população acerca do excessivo consumo de água e do alto preço cobrados pela concessionária. “Ao pagar a conta de água, o usuário paga também pelo ar que passa pelo cano. Segundo estudos, o percentual que o consumidor pode pagar pelo ar na conta de água ultrapassa os 15%”, argumenta o autor da proposta.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "PL autoriza morador a instalar eliminador de ar na tubulação de água"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *