Piracicaba recebe mais de mil universitários para competição de carros de alto desempenho

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Da Redação – Mais de mil universitários de Norte a Sul do Brasil (13 Estados e Distrito Federal) e do Exterior (Argentina, Colômbia e Egito) chegarão nesta quinta-feira (30) a Piracicaba, Interior de São Paulo, para disputar a 14ª Competição Fórmula SAE BRASIL, que seguirá até domingo (3), no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). Os estudantes de engenharia colocarão à prova 65 projetos de carros de alto desempenho (50 a combustão e 15 elétricos), que foram projetados e construídos sob a orientação de professores dentro das instituições de ensino.

Entre as 65 equipes inscritas, São Paulo lidera com 21 equipes, seguido por Minas Gerais com 11, Rio de Janeiro com seis e Santa Catarina com cinco. Bahia, Distrito Federal, Paraíba e Paraná serão representados por três equipes cada. Rio Grande do Sul contará com duas. Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Sergipe terão uma equipe cada. Do Exterior, Argentina, Colômbia e Egito levarão uma equipe cada.

As equipes que obtiverem as melhores pontuações poderão representar o Brasil nas competições realizadas nos Estados Unidos, em 2018, pela SAE INTERNATIONAL: a equipe vencedora da categoria Combustão poderá disputar a Formula SAE Michigan, de 9 a 12 de maio; enquanto a campeã da categoria Elétrico e a vice-campeã da Combustão poderão participar da Formula SAE Lincoln, em Nebraska, de 20 a 23 de junho.

Provas – Em Piracicaba, os projetos serão avaliados – desde a concepção técnica até a viabilidade comercial – por juízes, que são engenheiros da indústria da mobilidade. No dia 30, os projetos passarão por inspeções técnicas de segurança. No dia 1º, haverá provas estáticas de segurança (inspeção técnica, frenagem, ruído e inclinação) e design (custo, projeto e negócios). No dia 2, os estudantes farão as apresentações orais dos projetos e os veículos enfrentarão provas dinâmicas (aceleração em reta de 75 metros; contorno em círculo à direita seguido de círculo à esquerda no menor tempo possível; e volta em pista montada por cones, prova que define o grid de largada do dia seguinte). No último dia, haverá a prova mais disputada da competição: o enduro de resistência com 22 km, realizado numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.

A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, que está disponível no portal da SAE BRASIL (portal.saebrasil.org.br), que exige das equipes, com até 20 integrantes, especialização nos variados sistemas que compõem um veículo do tipo fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão e chassis.

História – Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. As competições de veículos a combustão são realizadas em diversos países, além de Brasil e Estados Unidos, como Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE INTERNATIONAL. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes, na disputada competição da categoria nos Estados Unidos.

Já as competições de veículos elétricos são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além de Brasil e Estados Unidos. O Brasil ingressou no circuito em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Serviço – 14ª Competição Fórmula SAE BRASIL, de 1º a 3 de dezembro de 2017, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba – SP. Dia 30 (quinta-feira), das 10h às 18h – Inspeções técnicas de segurança. Dia 1º (sexta-feira), das 9h às 16h – Provas estáticas de segurança (inspeção técnica, frenagem, ruído e inclinação) e design (custo, projeto e negócios). Dia 2 (sábado), das 9h às 16h – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e autocross). Dia 3 (domingo), das 9h às 12h – Enduro de resistência.

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