Paulo Pinheiro presta contas das políticas públicas de inclusão

269 0

Da Redação – Na quarta-feira (10), em espaço no Bairro Santa Paula, aconteceu a primeira reunião do programa Conversa Franca com Paulo Pinheiro (PMDB), prefeito de São Caetano do Sul e candidato à reeleição ao Palácio da Cerâmica. Na oportunidade, mais de 200 munícipes acompanharam uma verdadeira prestação de contas dos investimentos e ações do governo realizadas na cidade nas áreas de inclusão e acessibilidade. Outros segmentos serão abordados.

Participaram do encontro, que contou com a presença de diversos moradores com as mais variadas deficiências e seus familiares, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Graça Pinheiro, o candidato a vice-prefeito, vereador Jorge Salgado (PTB), o secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Thiago Tortorello, vereadores e autoridades.

“O plano de governo vem sendo construído, com a ampliação da participação popular. Puderam perguntar e tirar dúvidas diretamente comigo, com transparência, marca da minha gestão. Uma sugestão por mais simples que seja pode fazer total diferença. Participem! Inserir quem tem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida à sociedade é oferecer condições plenas de acesso aos serviços públicos. E a Prefeitura trabalha com muita seriedade e sensibilidade para que este público supere todas as barreiras, dando contribuição importante na recuperação de sua autoestima”, ressaltou Paulo Pinheiro.

Thiago Tortorello observou que acessibilidade e inclusão social são questões tratadas como prioridade em São Caetano desde 2013. “Do atendimento básico aos munícipes com deficiência, passando por capacitação de funcionários, integração com as famílias, até programas culturais adaptados, tudo foi pensado e executado com atenção mais do que especial por parte do poder público municipal. E foi o Paulo Pinheiro que fez. Podem bater palmas. Não existia antes. A família Tortorello está junto. Quem é ficha suja não é continuidade.”

Já Graça Pinheiro deu ênfase à parceria da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o Fundo Social. “Trouxemos à cidade um curso inédito de Biscuit em Libras, onde arte e inclusão são praticados conjuntamente. Ser primeira-dama é trabalhar muito, não é tomar cafezinho e chazinho, fazer botox e viajar à Europa.”

A importância do terceiro setor foi pontuada por Jorge Salgado. “Esse encontro é motivo de muito orgulho para nós que levantamos essa bandeira pelas APAEs de todo o Estado de São Paulo. Um exemplo positivo foi a viabilização do Centro Especializado em Reabilitação (CERII) de última geração da APAE São Caetano. Graças ao Paulo Pinheiro, os munícipes são amparados com serviços públicos de excelência via SUS. Infelizmente, existem muitos boatos falsos por aí. Não se deixe ser enganado. As pessoas beneficiadas podem dar o testemunho. Os moradores são politizados e saberão avaliar o caráter de cada um dos candidatos e quem realmente fez pela cidade.”

“Gestores históricos como Braido e Tortorello foram visionários. Os direitos às pessoas com deficiência já eram garantidos lá trás. O PTB e a família Tortorello estão conosco. Porém, a gestão anterior não deu continuidade e ainda acabou com 100 cadeiras de roda motorizadas para os munícipes com deficiência se locomoverem, tirando o direito de ir e vir. As famílias de São Caetano precisam ser respeitadas. A justiça e a ação divina não vão demorar”, concluiu.

Iniciativas – No evento Conversa Franca com Paulo Pinheiro, com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras), foram apresentadas as iniciativas em prol da população sulsancaetanense com deficiência, como a retomada das aulas de informática para deficientes visuais, os cursos de capacitação para funcionários que estão em contato com munícipes com deficiência, e o convênio com a AACD, que fornece cadeiras de roda, órteses e próteses.

Também a parceria com o Fundo Social para curso inédito de Biscuit em Libras, a implantação da Biblioteca em Braille e audiolivros na Agência de Desenvolvimento do Bairro Prosperidade, a gratuidade no transporte público, o aplicativo CittaMobi Acessibilidade, a reforma da piscina do CISE João Nicolau Braido, a oferta de atividades esportivas para pessoas com deficiência, o turismo acessível, a instalação do playground acessível para crianças cadeirantes no Espaço Verde Chico Mendes, a campanha Multa Moral, entre outras.

Jander Lira – Mais cedo, no Bairro Jardim São Caetano, Paulo Pinheiro participou de uma reunião com professores, amigos e apoiadores de Jander Lira (PP), candidato a vereador, que fez uma verdadeira Revolução na Cultura quando foi secretário da pasta nesta gestão. Na ocasião, discutiu-se projetos da Educação.

Glorinha – Também na noite de quarta-feira, a candidata a vereadora Glorinha da Banca (DEM) reuniu dezenas de apoiadores no Bairro Oswaldo Cruz, em espaço cedido pela empresária e cabeleireira Gê Chiquitíssima. O prefeito Paulo Pinheiro foi representado pelo secretário municipal de Comunicação Social, Fernando Scarmelloti, que listou as diversas ações implantadas que melhoram a vida de todos os sulsancaetanenses.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Paulo Pinheiro presta contas das políticas públicas de inclusão"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *