Paulo Pinheiro anuncia retomada e ampliação das cirurgias bariátricas

340 0

Da Redação – Moradores obesos de São Caetano poderão voltar a viver com mais qualidade e expectativa de vida. A Secretaria de Saúde da Prefeitura retomou e ampliou neste mês as cirurgias bariátricas na Rede Municipal de Saúde. Formada por médicos cirurgiões, enfermeiros, endocrinologista, cardiologista, psiquiatra, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta, a nova equipe multiprofissional da cidade foi apresentada pelo prefeito Paulo Pinheiro nesta quinta-feira (4/8), no auditório do Complexo Hospitalar Márcia e Maria Braido.

Na ocasião, o chefe do Executivo ressaltou que esses pacientes terão uma vida muito melhor. “Estamos falando de uma doença crônica. Só quem passa por essa situação sabe dessa necessidade para poder ser mais feliz. É mais um compromisso assumido e cumprido do nosso governo responsável, que soube ouvir a população e colocar em prática mais esse serviço de qualidade.”

“A capacidade será de oito cirurgias por mês. Na gestão passada, quando aconteciam, era uma ou duas. Inicialmente, priorizaremos a lista de pacientes retida da antiga equipe, mas os munícipes já podem procurar o serviço. Também pretendemos implantar a cirurgia plástica (estética) pós-cirurgia bariátrica”, completou o secretário municipal de Saúde, Dr. Silvio Luiz Martinez.

Segundo o cirurgião bariátrico, Dr. Thomaz Monclaro, membro da nova equipe chefiada pelo Dr. Sansiro Brito, as operações serão do tipo Bypass Gástrico. “Os objetivos do tratamento cirúrgico consistem no estômago reduzido para auxiliar o paciente a comer menos e sentir-se satisfeito com uma menor quantidade de alimentos. É realizado um desvio no intestino, diminuindo a absorção de boa parte dos alimentos, o que ajuda na perda de peso”, explicou.

A moradora do Bairro Mauá, Bianca Comitre, 43 anos, comemorou a iniciativa da Prefeitura. “Estava na espera. Serei uma das primeiras. Me sinto mais aliviada e com as esperanças renovadas. É uma nova equipe bem montada e estruturada. Não vejo a hora de respirar melhor e de fazer atividades básicas.”

O atendimento está sendo realizado no Ambulatório Médico de Alta Resolutividade (Amare), localizado na Rua Prudente de Morais, 81, Bairro Santa Paula, todas as quintas-feiras. Mais informações de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, por meio do telefone 4226-0404. No Amare, acontecerão as reuniões preparatórias e todas as avaliações e os exames pré-operatórios.

Obesidade – Em palestra sobre o tema, Monclaro observou que o tratamento de obesidade é difícil devido às doenças associadas. “A cirurgia bariátrica diminui a mortalidade, aumentando a qualidade e a expectativa de vida em pelo menos 10 anos com relação ao paciente que não foi operado. Para obtermos bons resultados, vários profissionais farão o acompanhamento. É uma vida de mudança para sempre. Queremos que as pessoas envelheçam com saúde.”

Dividida em classificação por Índice de Massa Corpórea (IMC), a obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia global, sendo o maior problema de saúde na atualidade dos Estados Unidos. Só no Brasil são 47% de pessoas com sobrepeso e 13,9% com obesidade.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Paulo Pinheiro anuncia retomada e ampliação das cirurgias bariátricas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *