Partituras Filó Machado 60/70 Songbook tem lançamento grátis nas plataformas digitais

171 0

Integrando o Festival SP Choro in Jazz, a obra tem evento de lançamento no Instagram com Filó Machado e participação de Carlos Badia e Léa Freire

Da Redação – Como parte do projeto do Festival SP Choro in Jazz, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de abril de 2021, reunindo 22 instrumentistas de destaque na cena paulista, a Belic Arte.Cultura lança Filó Machado 60/70 Songbook nas plataformas digitais, integrando ainda as comemorações dos 60 anos de carreira e 70 de vida do compositor. O lançamento acontece no dia 30 de abril, sexta-feira, às 19h, em live no Instagram – @festivalspchoroinjazz com participação de Filó Machado e dos músicos Carlos Badia e Léa Freire.

Filó Machado 60/70 SONGBOOK é formado por 15 composições selecionadas pelo próprio compositor, entre sua extensa obra musical jazzística. Distribuído gratuitamente, o livro de partituras tem Filó Machado também na idealização e revisão das partituras, além de Ivan Melillo na digitalização das partituras escritas por Debora Gurgel.

Todas as músicas possuem cifras para Concert, Si Bemol (Bb) e Mi Bemol (Eb). São elas: Baião do PorãoJogralIara IuriCampagne de DedeL’Habitant du CielMarco ZeroPam PamLa Cave de JafetQuatro EspíritosTo My Friend LegrandForró na VovóChoro du PèreTema pro MacumbinhaPro FelipePlano de Voo.

A distribuição do Filó Machado 60,70 Songbook fica disponível gratuitamente pelo período de seis meses. Sem nenhum fim lucrativo pelo projeto Festival SP Choro in Jazz, os direitos autorais são exclusivos e reservados ao compositor.

A data escolhida para o lançamento está em consonância com o Dia Interacional do Jazz, ritmo que surgiu entre 1890 e 1910, em New Orleans, EUA. Foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade, Herbie Hancock, em 2012, com o objetivo de frisar a importância do gênero que tanto contribuiu, e contribui, para reverenciar diferentes culturas e povos. O jazz é um estilo musical que explora a criatividade e improvisação, culturalmente associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura.

O projeto Festival SP Choro in Jazz foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio do Edital ProAC Expresso LAB da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre o lançamento, por Filó Machado

Em 1971, cheguei a São Paulo, oriundo de Ribeirão Preto, onde comecei minha carreira aos 10 anos. Aproveitando todas as oportunidades que essa cidade maravilhosa oferecia, comecei a compor com muita inspiração, uma vez que a efervescência musical me proporcionava momentos de muita criação e muitas influências dos grandes instrumentistas do Brasil. Após muitos anos compondo e registrando tudo o que me inspirava, comecei a pensar numa forma de desenvolver um trabalho, cujo objetivo era fazer com que os instrumentistas, cantores e cantoras, pudessem interagir com minhas composições de uma forma simples e segura. Procurei, então, a Pianista e grande amiga Debora Gurgel, que muito me ajudou, escrevendo as partituras de minhas obras em três formas: Concert, Bb e Eb. Em seguida, registrei e editei os vídeos, nos quais estou harmonizando com violão todas as composições de uma forma bem didática. Agora venha, confira e execute… (FM)

Serviço – Lançamento Filó Machado 60/70 Songbook, no dia 30 de abril. Sexta-feira, às 19h. Live com Filó Machado e Convidados: Carlos Badia e Léa Freire Instagram – @festivalspchoroinjazz O livro de partituras fica disponível nas plataformas do festival pelo período de 6 meses. Acesso grátis.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Partituras Filó Machado 60/70 Songbook tem lançamento grátis nas plataformas digitais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *