Parlamentar lamenta aumento de acidentes com escorpiões no país

292 0

Da Redação – O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Edmir Chedid (DEM), reiterou nesta quinta-feira (3) sua preocupação com o aumento do número de acidentes com escorpiões. No país, o número de casos registrados no ano passado – até setembro – foi de 90,3 mil, contra 124,9 mil em 2017. Também há muitos casos notificados na capital e no interior.

Em 2016, o número de casos registrados chegou a 91,7 mil, com 120 mortes registradas em nível nacional. “Já em 2017 foram registradas 143 mortes, mas temos que levar em consideração que muitos municípios não comunicam seus óbitos ao serviço estadual ou Ministério da Saúde. Para se ter uma ideia, não sabemos oficialmente quantos morreram no ano passado”, afirmou o parlamentar.

Edmir Chedid explicou que o Ministério da Saúde e o governo estadual, por meio do Instituto Butantan, irão elaborar um material de formação aos agentes de saúde com a finalidade de orientar quanto à assistência adequada aos pacientes vítimas de escorpiões, bem como para a prevenção e a vigilância contra o animal. O material será no formato de videoaulas e deverá estar pronto até março.

“O primeiro contato com o material será por profissionais e agentes de saúde. Isso não significa, no entanto, que a comunidade não poderá ter acesso ao material no futuro, que considero fundamental. É preciso que todos estejam atentos ao problema para que possamos reduzir a mortalidade por picadas do animal, que acomete principalmente crianças até os sete anos de idade”, complementou.

O aumento do número de acidentes com escorpiões será novamente tratado pela Assembleia Legislativa a partir de fevereiro quando os parlamentares irão retomar efetivamente as atividades da Comissão de Saúde. “Também iremos solicitar mais informações à Secretaria de Estado da Saúde em relação às atividades desempenhadas junto aos municípios”, finalizou o deputado Edmir Chedid.

Amarelo

As mortes provocadas por escorpião são mais comuns pela espécie Tityus serrulatus (amarelo), que tem um veneno potente se comparado ao de outras espécies encontradas no país (o escorpião amarelo é encontrado embaixo de cascas de árvores). Esta espécie é bastante encontrada no Distrito Federal, além do Espírito Santo, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Parlamentar lamenta aumento de acidentes com escorpiões no país"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *