Parceria de Mobilidade Urbana entre Turim e o ABC ganha reforço

3375 0

Da Redação – O acordo de cooperação entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a cidade de Turim, na Itália, ganhou importante reforço nesta semana. O deputado italiano Fausto Longo esteve em visita à entidade e se comprometeu a apoiar o projeto com articulações diretamente na Itália. A parceria tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de um projeto de mobilidade urbana baseado em sistemas inteligentes de semáforo, para tentar minimizar os gargalos no trânsito na região.

Fausto Longo foi eleito deputado na Itália em março, pela comunidade italiana que vive na América do Sul. Arquiteto e urbanista por formação e mestre em habitação, teve diversas experiências profissionais antes de se tornar parlamentar na Itália. Atuou nos setores de arquitetura, planejamento urbano, engenharia e construção. Sua intermediação política junto a Turim pode dar força para que a verba seja efetivamente direcionada para a região.

“O Consórcio ganha um parlamentar na Itália que vai lutar com vocês para que, juntos, possamos fazer frutificar esse projeto que além de permitir um avanço de mobilidade urbana, vai promover uma melhoria da qualidade de vida de maneira geral”, disse.

Longo foi recebido pelo secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Tunico Vieira, que está otimista quanto a essa parceria. “Já realizamos dois encontros entre as comitivas – brasileira e italiana – a fim de viabilizar esse projeto que visa discutir soluções em mobilidade urbana, como a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO) no Grande ABC”, explicou.

Os encontros entre as comitivas foram realizados por meio do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), patrocinado pela União Europeia. “Nossa expectativa é grande”, salientou Vieira.

Em março deste ano, o Governo Federal autorizou o repasse de R$ 4,7 milhões provenientes do Ministério das Cidades para o projeto executivo do CCO, que será apresentado à União Europeia em outubro deste ano. O projeto executivo quer garantir recursos do bloco europeu para implementá-lo.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Parceria de Mobilidade Urbana entre Turim e o ABC ganha reforço"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *