Palhaços vão às ruas de Santo André para conscientizar sobre o trânsito seguro

954 0

Da Redação – Acidente de trânsito hoje é responsável por mais de 3.000 vidas perdidas por dia em estradas e ruas e a nona maior causa de mortes no mundo. Diante destes números alarmantes, o Sindseg SP, o Sincor SP e a ONG Terapeutas do Trânsito, realizarão, no mês de maio e junho, blitze nos semáforos das principais avenidas de cidades importantes do Estado, com objetivo de conscientizar e alertar a sociedade sobre o alto índice de mortes no trânsito, ressaltando a importância do trânsito seguro.

A campanha acontecerá durante o Movimento Maio Amarelo, criado para mobilizar e conscientizar a população e, consequentemente, reduzir o número de acidentes.

Atualmente, os acidentes de trânsito vitimam mais de 50 mil brasileiros por ano. “O Brasil é reconhecidamente um dos recordistas mundiais de acidentes de trânsito. É a primeira causa de mortalidade dos nossos jovens (de 15 a 29 anos de idade) e a segunda causa das nossas crianças (faixa de 5 a 14 anos). Esta é uma situação muito alarmante. Por isso, decidimos, pelo segundo ano consecutivo, promover esta ação nas principais vias do Estado. Precisamos conscientizar toda a sociedade da importância da direção segura e, principalmente, disseminar a cultura de paz no trânsito”, diz Mauro Batista, presidente do Sindseg SP.

Para chamar a atenção dos paulistas sobre a gravidade do problema, os Sindicatos e a ONG levarão para os semáforos de grandes avenidas, uma trupe de clowns, ou melhor, Terapeutas do Trânsito, com o intuito de disseminar conteúdo e informações sobre a importância de dirigir com cuidado, observar as regras de trânsito e sempre considerar os motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas. No total serão mais de 30 intervenções artísticas em todo o Estado de São Paulo. Todos os impactados pela ação receberão um folder com dicas e dados de acidentes de trânsito e um brinde para divulgar a campanha, além de receberem um abraço, o sorriso e a alegria da trupe.

Este movimento é fundamental para a redução de mortes nas rodovias e ruas do mundo. Segundo a OMS, se nada for feito, mais de 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito até 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, até 2030. Neste período, entre 20 e 50 milhões de pessoas sobreviverão, contudo, aos acidentes de trânsito, porém com sequelas muitas vezes incapacitantes.

“A conscientização e a educação da população é nossa principal ferramenta para diminuir estes números tão alarmantes. É fundamental que todos respeitem as leis de trânsito. Hoje, os principais fatores de riscos são: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, o não uso de capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas de crianças. ”, afirma Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP. Além disso, Mauro Batista e Alexandre Camilo reforçam que a conscientização sobre a proteção é a principal missão das duas instituições, Sindseg SP e Sincor-SP.

A campanha conta com o apoio das principais seguradoras: AIG, Alfa Seguradora, Bradesco Seguros, HDI Seguros, Mapfre, Porto Seguro, Tokio Marine Seguradora e Zurich.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Palhaços vão às ruas de Santo André para conscientizar sobre o trânsito seguro"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *